Contactada pela agência Lusa, Sofia Mourato, diretora do certame, indicou que, o júri considerou o filme documentário experimental de Luísa Soares "muito belo e pertinente no momento que o país atravessa", com as consequências da crise económica.

O filme de vinte minutos realizado em 2014 por Luísa Soares percorre espaços de antigas fábricas do país que fecharam, e inclui depoimentos de mulheres que trabalharam nessas unidades, misturando a ficção com o documentário.

Sob o tema "Welcome to the future", esta terceira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa teve o realizador Edgar Pêra como figura central.

Questionada sobre o resultado da categoria de longas-metragens nacionais, Sofia Mourato lamentou que este ano tenha ficado vazia, sem ter sido possível apontar um vencedor "porque não surgiram filmes" a concurso.

O Prémio Lusofonia foi entregue a "Vilanova Artigas - O Arquiteto e a Luz", de Laura Artigas e Pedro Gorsky (2015, Brasil).

"Institute Above Ground", de Florian Zeyfang, Lisa Schmidt-Colinet e Alexander Schmoeger (2015, Alemanha) foi considerada a Melhor Curta Metragem Internacional.

O Prémio de Melhor Longa Metragem Internacional foi para "Double Happiness", de Ella Raidel (2014,Austria), e o Prémio Novos Talentos foi para "Gas Leaks", de Bruno Salas (2014, Chile).

O Prémio Audiência foi entregue a "Concrete Love", de Maurizius Staerkle-Drux (2014, Alemanha/Suíça), e o Melhor Filme Experimental para "State theatre #5 BEIRUTE", de Daniel Kötter & Constanze Fischbeck (2014, Alemanha/Líbano).

O certame internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre arquitetura decorreu no Cinema City Alvalade, na Cinemateca Portuguesa e no Fórum Lisboa, anunciou hoje a organização.

No centro da programação desta edição vai estar o cineasta Edgar Pêra, que assinou vários filmes sobre arquitetura com uma visão singular, e novas interpretações desta atividade ligada à organização do espaço.

Entre 01 e 04 de outubro, no Cinema City Alvalade, no Fórum Lisboa e na Cinemateca foram exibidos 50 filmes em estreia nacional, quatro em estreia europeia e seis filmes em estreia mundial.

AG//GC

Lusa/Fim