"Este ano circulará a primeira composição já reabilitada com a nova imagem e os portugueses vão ver a muito curto prazo a nova geração do Alfa Pendular, antes do final do ano", disse Manuel Queiró, à margem do evento.

O processo de intervenção terá uma duração de cerca de três meses em cada um dos dez comboios Alfa Pendular que compõem a frota.

Manuel Queiró disse que o projeto vai desenvolver-se ao longo de três anos, é um investimento plurianual, e acrescentou que o retorno deste investimento vai ser realizado ao longo da segunda vida deste material, à volta de 15 a 20 anos, mas garante que "será largamente positivo".

O presidente da CP e da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) disse que o projeto vai contribuir para o aumento de passageiros e de serviços e adiantou que "o próprio reforço da frota será algo que se seguirá a esta ação".

Questionado sobre este assunto, Manuel Queiró adiantou que o reforço da oferta de longo curso e de velocidade "vai acontecer este ano", estando "já inscrito" no orçamento da empresa e "sujeito a aprovação governamental", sem contudo revelar mais pormenores.

De uma maneira geral, disse, que "tudo isto será um investimento público que terá um retorno para o operador público positivo".

"E estamos só a falar da dimensão financeira. O incremento da qualidade e do serviço que fornecemos aos portugueses não tem contabilização, para já, em termos de dinheiro, mas é um objetivo a atingir", frisou.

Mais detalhes sobre o projeto foram dados pelo diretor-geral da EMEF, Castanho Ribeiro, que explicou que durante 2016 será iniciada uma renovação dos comboios Alfa Pendular, com o objetivo de aumentar a fiabilidade e a qualidade do serviço de transporte ferroviário de passageiros da CP no eixo Atlântico, Braga -- Faro.

"O investimento consistirá na renovação global do comboio, quer nos aspetos dos interiores quer do exterior, no conforto do passageiro, mas também inclui aspetos técnicos, de cablagem, mudança de luzes e aspetos de segurança", disse.

A nova geração do Alfa Pendular reforça também o seu posicionamento como um meio de transporte que permite a continuação do trabalho ou o usufruto de experiências multimédia: serão melhoradas as condições de acesso Wi-Fi às redes de comunicações móveis e todos os bancos terão tomadas elétricas individuais.

A remodelação profunda será executada pela EMEF, envolvendo mais de 60 trabalhadores, e conta ainda com a participação de vários prestadores de serviços nacionais especializados.

Os primeiros comboios Alfa Pendular da CP iniciaram o serviço em 1999, tendo entretanto percorrido mais de 41 milhões de quilómetros e transportado cerca de 26 milhões de passageiros.

JMG// ATR

Lusa/fim