Apesar da queda no preço do petróleo no final do ano passado, o preço médio da energia registou um aumento de 3,6% relativamente ao valor verificado em 2013. Já o preço da energia elétrica importada subiu cerca de 1,6% devido à valorização do yuan, indicou a CEM em comunicado.

A elétrica informou também que, em 2014, o consumo total bruto atingiu 4.677 gigawatt-hora (GWh), representando um aumento de 6% em relação a 2013.

No ano passado, o investimento de capital da CEM foi de 743 milhões de patacas (86 milhões de euros), com a empresa a destacar que 539 milhões de patacas (62 milhões de euros) foram investidos na melhoria e expansão da rede de transporte.

Em fevereiro deste ano, a CEM foi alvo de críticas dos residentes de Macau que se queixaram de nuvens de fumo negro que se avistavam a sair da Central Térmica de Coloane.

Na altura, a empresa veio explicar que o fumo se devia ao aumento da produção de eletricidade desde de janeiro, com a entrada em funções de dois geradores em 'stand by', o que resultou na emissão pontual - durante o período de ativação destes geradores - de gases poluentes seis vezes acima do limite.

Na nota hoje divulgada, a CEM compromete-se a "negociar com o Governo para substituir algumas unidades de geração a diesel, antigas e ineficientes, por um conjunto de geradores de turbina a gás de ciclo combinado, mais ecológicos e eficientes, para manter a capacidade de geração de energia local, e desta forma assegurar um fornecimento de energia seguro e estável".

ISG // CSJ

Lusa/fim