Segundo o ministro da Cultura cabo-verdiano, Mário Lúcio Sousa, citado hoje pela imprensa local, a programação oficial para celebrar o 05 de julho de 1975 está ainda em aberto, uma vez que as iniciativas das comemorações, a nível nacional, podem ser propostas até 25 deste mês.

No entanto, ressalvou, o ato central das celebrações dos 40 anos de independência decorrerão a 04 e 05 de julho, primeiro com iniciativas populares e, depois, no segundo dia, com as oficiais, que contarão com uma sessão solene no parlamento.

"As comemorações terão início numa data marcante, a 25 de maio, Dia de África, e estendem-se até 18 de outubro, dia em que anunciaremos a nova capital da cultura. Todos os que queiram homenagear Cabo Verde podem enviar propostas para que as possamos incluir na programação", disse Mário Lúcio.

"Cabe aos (22) municípios, associações, escolas e sociedade civil propor fornecer mais conteúdos para compor todo o programa", salientou Mário Lúcio, líder da Comissão Executiva das Comemorações, cujo presidente da Comissão de Honra é o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Segundo Mário Lúcio, o orçamento para as comemorações é de 10 milhões de escudos (90,6 mil euros), "verba que é o que é", justificou, apelando à "criatividade" das várias instituições para estabelecerem parcerias.

Cabo Verde tornou-se independente de Portugal a 05 de julho de 1975.

JSD // VM

Lusa/Fim