Em declarações à agência Lusa, a diretora do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, da embaixada portuguesa, Teresa Mateus, disse que o centro vai estimular a cooperação bilateral entre os dois países e intensificar ainda mais o estudo da língua portuguesa.

"A língua portuguesa é um instrumento poderoso de unidade, de cooperação e de aproximação com o mundo lusófono, reunindo mais de 250 milhões de falantes de vários continentes. O português é a língua mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada na Europa e a quinta a nível mundial", realçou Teresa Mateus.

A cooperação entre as duas instituições data de 2004, quando foi assinado um protocolo de colaboração, disse ainda.

Segundo Teresa Mateus, o instituto português tem prestado apoio na constituição do acervo bibliográfico e assistência técnica e pedagógica, com a presença de professores doutorados, que assistem docentes e estudantes angolanos, nomeadamente nas províncias de Luanda, Benguela e Huíla.

A reabertura do centro, encerrado há algum tempo devido à mudança de instalações, decorre de reclamações, em 2014, de estudantes do curso de Língua Portuguesa, explicou por seu turno a responsável do departamento de Língua Portuguesa do ISCED, Teresa Costa.

"Este centro em termos de dimensão é pequeno, não tem espaço suficiente para albergar todo o nosso acervo bibliográfico, mas é de grande importância académica e vai satisfazer as necessidades dos estudantes em termos de pesquisa e investigação", realçou Teresa Costa.

O novo espaço dispõe de condições para leitura e investigação, particularmente na área da língua portuguesa e das literaturas em língua portuguesa.

NME // EL

Lusa/Fim