O debate tem início às 19:00, é moderado pelo jornalista Luís Ricardo Duarte e conta com as participações de Gastão Cruz, poeta, João Pedro Azul, coeditor da Flanzine, Margarida Gil dos Reis, investigadora do Centro de Estudos Comparados da Universidade de Lisboa, e Tiago Gomes, poeta, editor da Bíblia, um dos fundadores da Galeria Zé dos Bois.

Instalada no edifício onde o poeta viveu durante os 15 últimos anos de vida, a Casa Fernando Pessoa está a organizar debates, oficinas, apresentações de obras, leituras e atuações, para assinalar o modernismo português e, em particular, os 100 anos da criação da revista Orpheu, fundada por Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e Santa-Rita Pintor, em 1915.

O ciclo de encontros vai prosseguir no próximo sábado, 18 de abril, às 10:30, com a oficina "Orpheu Tipográfico", que disponibiliza representações da tipografia e onomatopeias características da revista Orpheu, numa ação destinada a crianças, organizada pela oficina d'O homem do saco.

Na próxima semana, na quinta-feira 23 de abril, será feita a apresentação de "1915 -- O ano de Orpheu", conjunto de ensaios de diferentes autores, como Arnaldo Saraiva, Fernando J.B. Martinho ou Jerónimo Pizarro e Nuno Júdice, organizado por Steffen Dix e editado pela Tinta da China, que evoca o ano de Orpheu, sob diferentes perspetivas. A apresentação conta com o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins, e o curador da Fundação EDP José Manuel Fernandes.

"Poetas de Mar e Mundo", sessão de poesia para o debate e divulgação de poesia em português, realiza-se no dia 28, no âmbito das comemorações dos oito séculos da língua portuguesa, centrada em particular na poesia de São Tomé e Príncipe - local de nascimento de Almada Negreiros -, com coordenação da atriz brasileira Maria Maya.

Além de Fernando Pessoa e da revista Orpheu, também a pintora Paula Rego é homenageada na Casa Fernando Pessoa, no âmbito do programa "Os Espaços em Volta". Esta sessão é dedicada ao quadro "Manifesto", pintado há 50 anos por Paula Rego e que, no último dia de abril, a partir das 19:00, justifica o encontro da pintora Ana Vidigal, com Sónia Baptista e Luís Trindade, numa sessão conduzida por Filipa Leal e Inês Fonseca Santos.

A exposição "Os Testamentos de Orpheu", do artista plástico Pedro Proença, mantém-se patente, em vários espaços da Casa Fernando Pessoa, até 26 de março.

A mostra itinerante "Nós, os de Orpheu", produzida por este equipamento da Câmara de Lisboa, com o Instituto Camões, traça o percurso da revista e dos seus protagonistas, através da reprodução de obras, fotografias, recortes de imprensa, correspondência e manuscritos, estando em desenvolvimento a criação de um livro e de um CD, como complemento do trabalho expositivo e seu prolongamento.

A programação relativa ao aniversário da revista Orpheu pode ser consultada em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/.

FZT/MAG // MAG

Lusa/Fim