A rota, que será inaugurada no dia 17, terá início em frente à estação da CP -- Comboios de Portugal, onde, segundo o presidente da câmara, Fernando Tinta Ferreira, "Bordalo chegava às Caldas, vindo de lisboa, no comboio, e percorria as ruas da cidade até à sua fábrica".

O percurso é agora recriado pela autarquia com a colocação de "um conjunto de peças gigantes, de tamanho humano - ou de grande dimensão" -, que vão ser colocadas em locais estratégicos: "O Zé Povinho junto à câmara municipal, o padre junto à igreja, a ama junto ao Centro Cultural e de Congressos ou a saloia junto à praça", exemplificou o autarca.

Às figuras humanas, com mais de um metro de altura, juntam-se um lobo em cima de um quiosque, um gato assanhado a olhar para 60 andorinhas penduradas numa fachada, sardões e folhas de couve gigantes nas fachadas de outros edifícios, caracóis, cogumelos, seis macacos (com direito a aldeia no parque D. Carlos I) e uma rã em cima de um nenúfar numa fonte, esta última a primeira peça da rota a ter sido concluída.

A Rota Bordaliana é, segundo o município, "a afirmação da magia de Bordalo Pinheiro através das Caldas da Rainha, local onde produziu a maioria das suas peças". A ligação do artista à cidade levou a autarquia a encomendar à fábrica Bordallo Pinheiro a produção destas figuras.

Foi um trabalho "minucioso" e "difícil" reproduzir as pequenas figuras em peças de grandes dimensões, mas o autarca considera ter resultado "num elemento muito apelativo para as pessoas e para a promoção da arte e da cerâmica".

A par da rota figurativa, a câmara apostou na criação de "uma rota mais longa, que integra, para além das peças, os edifícios com azulejos de Bordalo Pinheiro", os quais serão identificados e explicados, tal como acontece com as figuras espalhadas pela cidade, que serão acompanhadas de um texto.

O projeto da Rota Bordaliana teve um custo global de 122 mil euros, dos quais cerca de 70 mil euros foram aplicados nas peças. Uma verba entre 45 mil e 50 mil euros foi investida num conjunto de proteções em vidro para acompanhar as peças maiores.

A Rota Bordaliana integra-se no projeto de regeneração urbana candidatado pela autarquia a fundos comunitários e que representou um investimento de 10 milhões de euros.

A autarquia estima que o périplo pelas peças tenha a duração de duas horas.

DYA // ROC

Lusa/Fim