A revisão constitucional de 1990 pôs fim ao regime de partido único em Cabo Verde, permitindo a realização das primeiras eleições multipartidárias em 1991, ganhas pelo então recém-criado Movimento para a Democracia (MpD), que congregava várias figuras de oposição ao Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

A data foi instituída feriado nacional pelo Governo do MpD e como "Dia da Liberdade e da Democracia" em Cabo Verde.

O primeiro-ministro José Maria Neves propôs nas véspera do feriado que os dias 13 e 20 de janeiro (Dia dos Heróis Nacionais e da Nacionalidade) passem a ser comemorados com honras de Estados, mas reconheceu que tem sido difícil conseguir consensos nesta matéria.

"Devem ser comemorados com muito mais dignidade e com muito mais projeção, com a assunção clara dos órgãos de soberania, em articulação e cooperação, para podermos dar ao mundo a grandeza da democracia e da nação global cabo-verdiana", defendeu José Maria Neves.

No mesmo sentido, o presidente do MpD e líder da oposição, Ulisses Correia e Silva, sustentou que o 13 de janeiro deve ser comemorado com dignidade de Estado no Parlamento e com a presença de todos.

"São 25 anos de democracia e liberdade, mas também de reflexão para consolidarmos a nossa democracia e ter um forte compromisso para com a liberdade e a garantia de que o Estado zela pelos cidadãos de igual forma, independentemente das suas escolhas partidárias", declarou.

Para assinalar a data está prevista a tradicional Corrida da Liberdade, promovida pela Câmara Municipal da Praia.

O Governo vai assinalar a data com uma conferência intitulada "A diáspora e a democratização: que relação possível no caso cabo-verdiano?", cujo orador será o sociólogo, historiador e ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva.

Para assinalar as duas datas, o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, promove a "Semana da República", que decorre de hoje a 20 de janeiro e tem como principais objetivos celebrar duas datas emblemáticas para o país e reconhecer seu o significado histórico.

A iniciativa terá este ano atividades na cidade da Praia, em Santa Cruz, ilha de Santiago e na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente.

CFF // ARA

Lusa/Fim