Estes dados foram hoje avançados pela nova presidente da Autoridade Tributária, Amélia Nakhare, durante uma visita à Direção da Área Fiscal do 1.º Bairro de Maputo.

"O trabalho está a seguir o seu decurso, o desempenho é bastante positivo, porém notamos que é preciso continuar a apostar na educação fiscal, que é a maior preocupação que nos tem sido apresentada ao longo da nossa visita", afirmou Amélia Nakhare, citada pela Agência de Informação de Moçambique.

A presidente da Autoridade tributária herda uma operação de massificação da base contributiva, e que, em 2014, registou 625 mil inscrições, mais 25 mil do que o previsto.

Disse também que espera atingir a meta de receita fiscal de 160 mil milhões de meticais (3,3 mil milhões de euros) programada para 2015.

Amélia Nakhare era vice-ministra das Finanças até 22 de setembro, dia em que transitou para a Autoridade Tributária, em substituição de Rosário Fernandes, que ganhou reputação por ter elevado os níveis de arrecadação de receitas na instituição, através de um combate apertado à corrupção e um programa de reformas.

Na posse da nova presidente, o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário apontou a arrecadação de mais recursos financeiros como um dos principais desafios da entidade.

HB (PMA) // EL

Lusa/Fim