A Natureza foi reconhecida como artista na plataforma de streaming de música Spotify, um projeto criado dentro do âmbito do Dia da Terra. A iniciativa Sounds Right gera royalties a partir da música publicada na plataforma, que são depois direcionados ao financiamento de projetos de conservação da Natureza.

No website oficial pode conhecer os detalhes desta iniciativa que procura inspirar milhões de fãs a tomarem uma ação em prol do meio-ambiente. E pela primeira vez, a Natureza pode gerar esses royalties dos seus próprios sons para suportar a sua própria conservação.

site do dia Sounds Right

O movimento Sounds Right pretende desta forma dar crédito aquele que considera ser a maior artista do planeta, a própria Natureza. E no que é consiste? Equipas da The Listening Planet e da VozTerra investiram décadas a gravar sons do mundo natural. Estas gravações dos sons naturais serviram de base a projetos de monitorização de saúde dos ecossistemas, mas também ajudar no estado de espírito de quem gosta de os ouvir.

Quantas vezes não colocamos o som da chuva a cair ou pássaros para ajudar na concentração? O objetivo do projeto é futuramente abrir a possibilidade de qualquer utilizador com gravações de sons da natureza de fazer upload para a plataforma. Os artistas depois podem utilizar esses sons para criar nova música. No website vai encontrar uma playlist do Spotify onde os artistas utilizam os sons da Natureza nas suas músicas, ou simplesmente pode ouvir a chuva e outros sons.