Estão apurados os melhores classificados da Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2024), que aconteceu esta segunda-feira, dia 6 de maio.

Tomás Faria, Laura Muliar, Hlieb Boiarkin, Miguel Pereira, Diogo Rosado, Nuno Faria, Luís Morais, Simão Mendes e Diego Ferreira são os primeiros candidatos a "olímpicos internacionais" e vão agora ter um pequeno estágio de preparação.

No final desse estágio será feita uma nova prova e do conjunto dessa prova com esta final sairão os quatro alunos que irão representar Portugal nas IOI 2024, as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se realizarão de 1 a 8 de setembro, no Egipto.

Clique nas imagens para mais detalhe

Em 2023 Portugal marcou presença na competição com uma delegação que, pela primeira vez, integrou um elemento do sexo feminino.

Embora não tenha conquistado medalhas, a delegação representou Portugal “com muito orgulho e saber, mostrando o esforço que todos os participantes e professores investiram nesta competição”, referiu a organização na altura.

Ao todo, na edição de 2023 das Olimpíadas Internacionais de Informática, participaram 354 alunos de escolas secundárias vindas de 88 países e regiões. As provas decorreram ao longo de dois dias, com testes que desafiaram os conhecimentos informáticos e algorítmicos dos participantes.

Tendo como público alvo os jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional, as Olimpíadas Nacionais de Informática são um concurso promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A iniciativa conta com a colaboração do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCCFCUP) e da Universidade de Princeton.