A Google acaba de anunciar um novo smartphone da gama Pixel, o Pixel 8a, que vem alargar a linha de equipamentos numa gama de preço mais baixa, mas aproveitando alguma da tecnologia dos modelos mais caros. O novo smartphone chega às lojas em Portugal a partir de 14 de maio mas já pode ser encomendado a partir de hoje com a vantagem de somar um desconto de 150 euros à retoma de um equipamentos antigo, mas só em casos em que seja qualificado.

Numa apresentação prévia, reservado a alguns jornalistas, em que o SAPO TEK participou, as responsáveis de produto Soniya Jobanputra e  Aisha Sharif destacaram os objetivos que a Google tem com a série A dos seus smartphones, onde se pretende garantir segurança, produtividade, qualidade e longevidade, com um preço mais acessível, e a melhor câmara abaixo dos 500 dólares. Em Portugal o valor fica acima desta fasquia, com o Pixel 8a a custar 560 euros, já com IVA.

O novos Pixel 8a integra o processador Tensor G3 que também alimenta o Pixel 8 e as ferramentas de IA da fotografia e pesquisa, como o Melhor Take para escolher os rostos numa série de otografias de grupo e a Borracha Mágica de Áudio.

Veja as imagens

A linha de design é semelhante ao Pixel 8 e o ecrã foi melhorado face ao Pixel 7a, trazendo agora mais brilho - até 2000 nits - e taxa de atualização de 120 Hz adaptativa. As cores mantêm o Obsidiana e Porcelana mas há também dois novos tons, uma edição limitada de Aloe e o azul baía.

A Google aumentou também o armazenamento disponível e há uma opção com 256 GB de espaço.

Como seria de esperar, a fotografia é uma das grandes apostas e o Pixel 8a tem um sistema de câmara dupla com uma lente principal de 64 megapixels e uma lente ultra grande angular de 13 megapixels. A câmara frontal é também de 13 megapixels com campo de visão Ultrawide de 96,5°.

Nesta linha mantém-se a aposta nos sete anos de suporte de software, incluído as atualizações de segurança e do Android, e a chegada de novas funcionalidades com os Features Drops.

Veja o vídeo

O Pixel 8a chega a 14 de maio às lojas da Vodafone e Worten com um preço de 559 euros e na campanha de pré encomendas, que começa hoje, pode ter um desconto de 150 euros a mais na troca de um telefone qualificado. A Google esclarece que qualquer telefone antigo que esteja a funcionar é válido, mas irá depender das condições dos parceiros.

Para além destas promoções, entre dia 7 e 14 de maio a Vodafone oferece uma capa para o telefone e a Worten tem um desconto de 50% na compra dos Pixel Buds A.

Nota da Redação: foi aicionada mais informação. Última atualização 19h18