As startups portuguesas já se podem candidatar ao programa de aceleração para a internacionalização (Pro-Global) promovido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN).

O programa contará com duas edições e a participação de, pelo menos, 10 startups em cada uma. A primeira edição começa já em maio. As candidaturas estão abertas até 5 de maio.

O programa Pro-Global aspira acelerar a internacionalização de empresas de base tecnológica e inovadoras, apoiando a sua estratégia de internacionalização, alargando as suas redes de contacto e identificando oportunidades de negócio em mercados externos.

O programa inclui missões presenciais e virtuais, sessões de coaching/mentoria, ferramentas de apoio à internacionalização, workshops e webinars.

No final será feito um follow-up a cada uma das startups, para avaliar o impacto do programa no seu processo de internacionalização.

Concluído o programa de aceleração, as startups deverão conseguir fazer uma análise interna à empresa (análise SWOT), identificar os mercados mais atrativos, definir um plano de ação para a internacionalização e estabelecer contactos exploratórios com entidades dos mercados de destino.

O Pro-Global é promovido pelo IPN no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR).

O digital representa 22% da dotação total do PRR, 3.700 milhões de euros, um reconhecimento de que é um instrumento fundamental para a transformação, disse o anterior Governo no final de 2022.

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes é uma das melhores em universidades. No local também se encontra um centro de incubação da ESA, que, em 2023, voltou acolher e apoiar novos projetos.