Comunicação interna: a chave para uma estratégia de ESG eficaz

  • Ana Margarida Ximenes
  • 9 Maio 2024

Antes de comunicar para fora, é essencial comunicar para dentro.

Quando falamos em comunicação interna ao nível de Environmental, Social and Governance (ESG) a palavra-chave é compreensão: do que se faz, de quem faz, para quem e porquê. Todas as ações de ESG podem passar despercebidas, se não existir uma comunicação que fortaleça o compromisso e o diálogo com o colaborador. As boas práticas de ESG ajudam a fortalecer a cultura corporativa e melhoram significativamente a reputação da organização, internamente e externamente, já que os colaboradores querem ser parte de uma organização que está genuinamente preocupada e a contribuir para os grandes desafios globais. As empresas que incluem o ESG no centro da estratégia de negócio tendem a atrair e reter mais e melhores talentos.

O entendimento do significado prático de ESG por parte dos colaboradores pode determinar o sucesso ou o fracasso das iniciativas e, a longo prazo, comprometer a construção de uma cultura de responsabilidade mais sólida dentro da organização. Por isso, o Plano de Comunicação Interno deve contemplar uma comunicação consistente sobre os princípios ESG, traduzindo para este público toda a estratégia, que é naturalmente complexa, e a conscientização de toda a organização. Os colaboradores devem saber que a agenda ESG é ampla e está vinculada não só aos resultados da organização, mas à vida e aos valores de cada colaborador individualmente. Antes de comunicar para fora, é essencial comunicar para dentro.

Em qualquer estratégia de negócio, ouvir os colaboradores desempenha um papel fundamental, por isso cultivar a proximidade é essencial para que a comunicação interna seja um elemento estratégico no cumprimento das metas ESG. A equipa responsável pela comunicação interna deve integrar o comité de ESG para assim ajudar a definir a estratégia e mensagens a veicular, e participar nas ações de formação, destacando casos de sucesso que inspirem toda a organização. As campanhas de sensibilização, que comuniquem os princípios e as metas de ESG, permitem demonstrar aos colaboradores a importância deste compromisso. A comunicação interna deve promover, de forma regular, atualizações ao nível dos progressos e do impacto das iniciativas de ESG, reconhecer e incentivar o envolvimento dos colaboradores, dando espaço para a partilha de ideias e feedback. As mensagens devem ser claras e alinhadas com a cultura da empresa e os colaboradores devem ser os protagonistas desse conteúdo, difundido e partilhado nos canais de comunicação, tais como newsletters, vídeos, eventos internos, TV corporativa e demais plataformas que facilitem o diálogo e a interação nas redes sociais internas e nos fóruns de discussão.

Para que esta estratégia faça sentido, é fundamental garantir o compromisso das lideranças e conseguir que estes valores façam parte da cultura da empresa, influenciando as políticas, práticas e até a tomada de decisões. A governance é o pilar mais importante para promover avanços nesta matéria. A comunicação interna deve partilhar os princípios éticos que regem a empresa, os chamados Princípios do Negócio Responsável (PNR). Quando a comunicação interna difunde de forma eficaz os fundamentos do ESG, desenvolve iniciativas que promovem a discussão presencial ou digital, potencia iniciativas de impacto social que envolvem os colaboradores e stakeholders, e princípios como o diálogo e a escuta-ativa ganham ainda mais força com o apoio das lideranças. Os líderes que promovem um diálogo constante com a equipa criam um ambiente propício para que as ações de ESG sejam debatidas e integradas internamente. Tal permite capacitar os colaboradores como líderes comunicadores, alinhados com os valores ESG, tornando-os em embaixadores dessas boas práticas. Um caminho que reforça o orgulho e sentimento de pertença.

  • Ana Margarida Ximenes
  • Partner da Lift

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