SFAM fecha filial espanhola e despede 80 trabalhadores

  • ECO Seguros
  • 5 Maio 2024

A empresa, que usa a marca Celside Insurance, entrou em processo de insolvência em abril por "queixas de clientes e numa multa de 11,76 milhões de euros aplicada pela segurança social". 

A seguradora francesa SFAM SAS ordenou o encerramento imediato da sua filial espanhola, SFAM Ibérica Servicios SL, deixando sem emprego os seus 80 trabalhadores, avançou a INESE.

De acordo com o jornal La Vanguardia, citado pela INESE, a empresa-mãe entrou em processo de insolvência em abril por estar implicada em “queixas de clientes e numa multa de 11,76 milhões de euros aplicada pela segurança social”.

A SFAM comercializa as suas apólices sob o nome comercial Celside Insurance, que também opera em Portugal, e também as distribuía em empresas como a Fnac e a Mediamarkt. Regularmente os utilizadores das redes sociais partilhavam queixas e denúncias de práticas enganosas, entre elas a oferta de um mês gratuito na compra de um dispositivo móvel e não permitindo o seu cancelamento.

Aliás, foi responsável por mais de metade das queixas aceites apresentadas à entidade reguladora Dirección General de Seguros y Fondos de Pensiones (DGSFP) em 2022, segundo o último relatório do organismo de fiscalização e seguros, avança a INESE.

Em janeiro de 2022, a empresa foi sancionada pela Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) com 5.000 euros por violar os direitos de uma utilizadora cujos dados bancários foram partilhados, sem a sua autorização, para que pudesse ser cobrada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SFAM fecha filial espanhola e despede 80 trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião