Efacec entra com componentes no projeto de hidrogénio verde da Galp em Sines

Projeto de hidrogénio verde da Galp, que pretende substituir o hidrogénio cinzento da refinaria por hidrogénio verde, vai contar com transformadores e outros equipamentos da portuguesa Efacec.

A Efacec assinou dois contratos com a Galp no âmbito do seu projeto de hidrogénio verde de 100 megawatts (MW) para Sines, para fornecer dois tipos de equipamentos: transformadores e componentes de uma subestação, segundo informou esta quinta-feira a empresa sediada em Matosinhos.

A Efacec irá fornecer dois transformadores de potência de 160 megavolts-ampére (MVA) cada, e será igualmente responsável pela conceção, construção e fornecimento de outros equipamentos para uma subestação de 150 quilovolts (kV), assim como as correspondentes interligações.

A subestação vai permitir o fornecimento de eletricidade à nova unidade de produção de hidrogénio verde, possuindo uma capacidade de 100 megawatts (MW) de eletrólise, cujo projeto se encontra já em fase de construção.

Para Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, “este projeto é estrategicamente relevante dado o contexto global atual, no qual a transição para fontes de energia mais sustentáveis é cada vez mais urgente e prioritária”, uma vez que, através desta tecnologia, a empresa espera que sejam reduzidas “significativamente” as emissões de dióxido de carbono (CO2).

A Galp vai investir cerca de 250 milhões de euros na construção de uma unidade de hidrogénio verde com a capacidade de 100 MW de eletrólise, que produzirá até 15 mil toneladas de hidrogénio renovável por ano.

A integração deste projeto de larga escala nas operações da refinaria de Sines permitirá a substituição de cerca de 20% do consumo atual de hidrogénio cinzento e poderá representar uma redução das emissões de gases com efeito estufa de aproximadamente 110 mil toneladas por ano.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Efacec entra com componentes no projeto de hidrogénio verde da Galp em Sines

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião