Economia espanhola cresceu 3,1 % em 2017 apoiada no consumo das famílias

  • ECO
  • 1 Março 2018

Espanha cresce há três anos consecutivos com taxas superiores a 3%. Consumo das famílias e investimento em bens de equipamento ajudam a explicar o desempenho da economia.

A economia espanhola cresceu 3,1% em 2017, apoiada pela robustez do consumo das famílias, o que significa três anos consecutivos com uma taxa superior a 3%, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) espanhol.

No último trimestre do ano passado, a criação de riqueza foi de 0,7% afetada pela desaceleração do crescimento das contas externas. A preços correntes, o PIB alcançou os 1,16 biliões de euros em 2017, o que pressupõe um aumento nominal de 4%. A procura interna contribuiu com 2,8 pontos para o crescimento do produto, enquanto a procura externa contribuiu com três décimas, com as exportações a crescerem 5% e as importações 4,7%.

Fonte: INE espanhol

O Ministério da Economia espanhol destaca que este é “o segundo ano em que o setor externo contribui positivamente para o crescimento, depois dos contributos negativos em 2014 e 2015″. Por outro lado, em comunicado, sublinha a capacidade de financiamento da economia espanhola com o resto do mundo que ” se situará em 1,9% do PIB, acumulando seis anos consecutivos de saldos positivos num contexto de forte crescimento do PIB real”.

Dentro do capítulo do consumo, as famílias registaram um aumento de 2,4%, um valor superior ao consumo das Administrações Públicas (+1,6%). Um desempenho que acompanha a melhoria dos dados ao nível do mercado de trabalho. O emprego aumentou 2,9% em relação a 2016, o que significa a criação de cerca de 506.000 postos de trabalho equivalentes a tempo inteiro durante o ano.

Já ao nível do investimento, ao contrário de Portugal onde foi a construção que ajudou a puxar pelo indicador — em Espanha registou uma subida de 4,6% — foi o investimento em bens de equipamento que disparou 6,1%.

A taxa de crescimento hoje publicada coincide com a estimativa rápida divulgada no final de janeiro passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia espanhola cresceu 3,1 % em 2017 apoiada no consumo das famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião