A comunidade madrilena está a preparar uma lei que promete fazer furor no mundo do futebol. De acordo com a nova lei, os estrangeiros que decidem viver na comunidade de Madrid, poderão recuperar 25 por cento dos impostos pagos se investirem na região.

A nova lei já foi rebatizada de 'Lei Mbappé', numa altura em que o craque francês é dado como certo no Real Madrid na próxima época, a custo zero.

Neste momento, os salários altos pagam 45 por cento de IRPF, ou seja, ao imposto sobre o rendimento (24,5 da taxa nacional e 20,5 da da comunidade onde estão sediados, neste caso Madrid).

No caso de Mbappé, se vier a ganhar 100 milhões de euros por ano, por exemplo, e investir 20 milhões em empresas da comunidade madrilena, esses 20 ME não pagarão impostos. Ou seja, o craque francês só teria de pagar 25 por cento de impostos.

A lei ainda terá de ir para aprovação no Conselho de Governo e na Assembleia, algo que poderá acontecer nas próximas semanas. Em 2023 a lei acabou chumbada por causa dos votos contra do VOX (partido de extrema direita). Mas agora, com o Partido Popular Espanhol a ter maioria em Madrid, presidido por Isabel Ayuso, a mesma deverá ser aprovada sem problemas.

Para Isabel Ayuso, esta é uma medida de incentivo fiscal.

"Dois em cada três euros que chegam a Espanha sob a forma de investimento estrangeiro são investidos em projetos desenvolvidos na Comunidade de Madrid. Na última década, os fluxos de investimento duplicaram", justificou.

Ayuso espera atrair 30 mil estrangeiros para Madrid com a nova lei.

Quem não deve gostar é o Barcelona que assim estará atrás do seu rival Real Madrid na corrida aos craques, uma vez que não beneficia dos mesmos descontos.

A medida lembra a 'Lei Beckham' aplicada em 2005, dois anos após a contratação do médio inglês ao Manchester United. Esta lei consistia num regime fiscal que permitiu aos estrangeiros que mudassem para Espanha para trabalhar pagarem uma taxa fixa de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares de 24%, independentemente do rendimento. Só que na altura a 'Lei Beckham' foi aplicada em todo o território espanhol e não apenas numa região.