O Manchester City foi até ao 'The American Express Community Stadium' golear tranquilamente o Brighton esta noite. A vitória permite aos campeões ingleses, europeus e mundiais ficar a um ponto da liderança da prova, onde está o Arsenal.

A formação de Guardiola entrou decidida a resolver cedo esta partida em atraso da 29.ª jornada e dominou totalmente as operações, sobretudo no primeiro tempo, materializando o ascendente sobre o adversário com três golos.

Com Bernardo Silva no onze, a equipa de Guardiola abriu o ativo aos 17 minutos, num cabeceamento de Kevin De Bruyne após centro na direita de Kyle Walker.

O 2-0 é de Phill Foden aos 26 minutos, na marcação de um livre direto que ainda bateu na barreira.

Aos 34, o mesmo Foden fez o 3-0, assistido por Bernardo Silva, a aproveitar uma perda de posse dos 'seagulls' na saída de bola. Remate de primeira para o fundo das redes.

No segundo tempo, aos 62 minutos, uma arrancada de Kyle Walker pela direita permitiu a Julian Alvarez atirar para o fundo das redes, após o lateral antecipar-se ao guarda-redes contrário.

Os internacionais lusos Rúben Dias e Matheus Nunes estiveram no banco da formação de Manchester, com o segundo a ser lançado aos 72 para o lugar de Kevin De Bruyne.

Com os três pontos somados, o campeão em título inglês segue no segundo posto e soma agora 76 pontos em 33 rondas disputadas, contra os 77 pontos em 34 jogos do Arsenal.

No domingo, o líder visita o terreno do Tottenham (quinto com 60 pontos), enquanto o City se desloca ao campo do Nottingham (17.º com 26), treinado pelo português Nuno Espírito Santo e que conta também com os jogadores lusos Nuno Tavares e Rodrigo Ribeiro.

Por seu turno, o Brighton está no 11.º lugar, com 44 pontos, e já não vence no campeonato há cinco jogos.