Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sabugal surpreende com novo mural


Localizado no jardim junto ao Museu e Auditório Municipal, este novo mural é da autoria do artista plástico cabo-verdiano Tutu Sousa, que esteve em residência artística no Sabugal, no decorrer do Festival Sete Sóis Sete Luas.

O mural, que representa a morna – género musical cabo-verdiano classificado como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela UNESCO –, surge como uma demostração artística que é reflexo dos laços que unem dois Municípios irmãos, Sabugal e Ribeira Grande, que em 2015 estabeleceram um acordo de cooperação.

Autodidata no domínio da pintura e da escultura, na trajetória do cabo-verdiano Tutu Sousa contam-se exposições individuais e coletivas em várias ilhas de Cabo Verde, em vários países europeus e nos EUA, para além da realização de dezenas de pinturas murais e decorativas. Em 2005 foi condecorado pela Câmara Municipal da Praia com uma medalha de reconhecimento pelo seu trabalho de embelezamento através de obras de street art nesta cidade. Em 2016, ao celebrar 25 anos de carreira, dá início a um projeto pessoal Rua d’ARTE, uma galeria a céu aberto que tem por objetivo promover a arte, cultura e a união entre os artistas.

O concelho do Sabugal acolhe até ao dia 4 de setembro o Festival Sete Sóis Sete Luas (https://www.cm-sabugal.pt/sabugal-recebe-xxix-festival…/), com um programa dedicado à diversidade cultural do mediterrâneo e do mundo lusófono: música, circo acrobático e street art.