Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Movimento Estrela Viva promove ciclo de conversas online para discutir a vida nos territórios da Serra da Estrela


A 16 de abril o Movimento Estrela Viva dará início a um ciclo de conversas online sob o título Há vida na montanha! Na primeira conversa, que terá lugar no dia 16 de abril, às 21h, Luís Antero e João Pedro Mendes entrarão em diálogo sobre ‘’O património à luz do presente“.

O ciclo, que terá lugar durante os meses de primavera retornando depois do verão, tem como objetivo dar a conhecer histórias e conceitos de vida nos territórios de montanha e discutir o presente e o futuro da vida no mundo rural. Cada conversa contará com dois convidados e será transmitida ao vivo nas redes sociais do movimento. Entre os convidados estarão pessoas que sempre viveram na região da Serra da Estrela, ou que para cá regressaram ou pretendem regressar, porque é aqui que conseguem viver da forma que mais gostam, desenvolvendo os seus projetos de vida. Serão também dados a conhecer projetos diferenciadores que criam impacto social e cultural na comunidade da beira serra.

Na conversa de estreia, no dia 16 de abril, às 21h, o paisagista sonoro Luís Antero e o produtor do único gin de montanha português, João Pedro Mendes partilharão as histórias, as experiências e os desafios do seu dia a dia e refletirão sobre as suas abordagens ao património material e imaterial da região da Serra da Estrela. Sob o título ‘’O património à luz do presente“, a conversa centrar-se-á na forma como o património sonoro e agrícola da serra pode não apenas ser protegido, mas transformado, conferindo-lhe sentido para o presente e futuro de uma sociedade que está, cada vez mais, à procura de modos de vida mais sustentáveis.

O ciclo de conversas online ‘’Há vida na Montanha!’' prosseguirá em maio com mais uma sessão onde serão dados a conhecer projetos diferenciadores que criam impacto social e cultural na nossa comunidade. Jaime Reis (compositor, professor e diretor artístico do festival DME) e Daniela Oliveira (dirigente da Go Romaria – Associação Cultural Gouveense e deputada da Assembleia Municipal de Gouveia) serão os convidados desta segunda sessão.