Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
ALTERNATIVAcom

Autárquicas/ Abrantes: ALTERNATIVAcom apresenta candidatas à Junta de S. Miguel e Rossio

15/06/2021 às 09:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Clara Almeida

O movimento ALTERNATIVAcom anuncia a candidatura de Maria Clara Lopes de Almeida (cabeça-de-lista) e de Ana Catarina Morgado à Assembleia da União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo.

As duas candidatas “trabalharão juntas pela valorização das duas freguesias, respeitando o sentimento e a idiossincrasia das respetivas comunidades”. Propõem-se, designadamente, “devolver a S. Miguel e ao Rossio a dinâmica que tem faltado, no sentido de acabar com o abandono e o declínio destes territórios, resolvendo os problemas que se acumulam e proporcionando a ambas as freguesias o desenvolvimento que lhes permita travar a dramática quebra populacional que se tem verificado”.

Em comunicado, o Movimento Autárquico afirma que as candidatas, “pela sua visão e pelo seu perfil, darão uma atenção especial aos problemas sociais de ambas as freguesias, nomeadamente no que se refere às carências sentidas pelos cidadãos que, pela sua idade ou fatalidade, se encontram em situação de especial vulnerabilidade e dependência”.

Maria Clara Lopes de Almeida tem 50 anos e é natural de São Miguel do Rio Torto, onde reside. Exerce a profissão de professora do ensino básico e secundário, desde que se formou há 27 anos em Coimbra, na Faculdade de Letras (ramo educacional). Lecionou em vários concelhos da região centro de Portugal, o que lhe proporcionou “uma visão alargada e uma experiência diversificada dos territórios, permitindo-lhe conhecer outras gentes e culturas, abraçando sempre a mudança como uma forma de viver”. Por isso, diz, “encara os novos desafios como mais uma forma de evolução e uma oportunidade de fazer mais e melhor, sobretudo pelos que a rodeiam”.

Na docência, Clara Almeida afirma ter “o privilégio de poder tocar as vidas de inúmeras crianças, dando o seu melhor por elas. Na escrita (prosa e poesia) e na fotografia, encontra uma forma de expressar o que pensa e sente pelas questões sociais e ambientais. Acredita que os cidadãos independentes merecem ser escutados, não devendo haver medo de avançar e de se fazer ouvir, se se tiver a consciência de estar do lado certo da ética, da razão e da História”.

 

Ana Catarina Morgado

Ana Catarina Morgado tem 28 anos e é natural do Rossio ao Sul do Tejo, onde reside. É Educadora Social em contexto escolar, tendo passado por Vila de Rei, Entroncamento e Mação. Licenciou-se na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, tendo ingressado no mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre. Fez voluntariado na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Abrantes, assim como em Santander (Espanha), enquanto guia de pessoas cegas.

A rossiense Catarina Morgado esteve, desde sempre, ligada ao associativismo local. Pertenceu ao Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 697 e faz parte do coro misto do Orfeão de Abrantes. Com o marido, desenvolve um projeto de agricultura biológica que “muito a realiza”. Recentemente, foi mãe pela primeira vez, “encontrando sempre tempo para as iniciativas e tarefas do movimento ALTERNATIVAcom, em prol de Abrantes e dos abrantinos. Encara com grande entusiasmo este desafio autárquico, esperando vir a merecer a confiança da maioria dos rossienses”.