Amarante: Município conclui projeto “O Marão tem sangue azul”

Barragem da Póvoa, no Baldio de Ansiães

Está finalizado o projeto de “Valorização das margens da Ribeira da Póvoa e seus afluentes principais – O Marão tem Sangue Azul”, na Serra do Marão. O projeto teve em vista a recuperação ecológica da Ribeira da Póvoa, no baldio de Ansiães, uma das muitas linhas de água existentes na serra, bem como da sua envolvente, abrangendo uma área de reconhecido valor paisagístico e natural.

PUB.

Neste projeto do Município de Amarante – cofinanciado pelo POSEUR/Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 – foram intervencionados 60 hectares de área florestal, beneficiados 18 quilómetros de linhas de água e melhorados cerca de três quilómetros de acessos. Foi ainda criado um trilho pedestre de 3,5 quilómetros – que liga o campo de futebol da Póvoa até à zona limítrofe com o concelho de Baião – que percorre todo o espaço natural recuperado.

Das intervenções efetuadas resulta a valorização daquela zona do Marão em termos ecológicos e paisagísticos, a promoção da biodiversidade e o aumento da resiliência dos ecossistemas às alterações climáticas, a replantação de espécies autóctones e a criação de abrigos, charcos e caixas ninho para aves e morcegos.

No âmbito do plano de educação ambiental do município foram ainda desenhados guiões didáticos para as escolas e um caderno de atividades para as famílias tornarem a visita ao trilho da Ribeira da Póvoa mais divertida e pedagógica. 

Recorde-se que o Município de Amarante integra a Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, desde a sua formação no final de 2016, em sequência do projeto Climadapt.Local criado para elaborar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

A valorização da margem da Ribeira da Póvoa foi um projeto piloto, seguindo-se agora o plano de gestão de outros ribeiros e rios, nomeadamente, Rio Olo, Rio Ovelha, Ribeiro do Ramalhoso, Rio Marão e Ribeira de Murgido.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar