Qual a ligação entre Adolf Hitler e o Carocha? Esta é a história do nascimento de um ícone

A história da Volkswagen está profundamente ligada ao Carocha, que se tornou um emblema da indústria automóvel. Tudo começou em 1933, quando Adolf Hitler, recém-nomeado chanceler, surpreendeu todos ao desviar a sua atenção da política expansionista para a ideia de um carro acessível às massas.

Na altura, a Alemanha estava devastada pela Grande Depressão, com uma taxa de desemprego alarmante de 34%. No meio desse cenário desolador, Hitler percebeu a necessidade de um grande programa de obras públicas para gerar empregos e impulsionar a economia, com foco na indústria automóvel, conta o El Economista.

Em 1933, Hitler reuniu-se com Ferdinand Porsche, que partilhou a sua visão de um carro popular, um “Volkswagen”. O veículo ideal deveria transportar cinco pessoas, alcançar 100 km/h, ser de fácil manutenção e custar menos de 990 marcos.

Este preço acessível permitiria que os trabalhadores comuns pudessem adquirir o carro, passando de ser um produto de luxo, para algo acessível a todos.

Assim, em 1935, o primeiro modelo da Volkswagen foi fabricado e em 1938 a produção em massa começou com a criação da empresa Volkswagen GmbH. A fábrica, localizada em Wolfsburgo, tornou-se rapidamente uma das maiores do mundo, impulsionando a economia alemã.

No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a produção de carros civis foi interrompida e a fábrica da Volkswagen foi direccionada para apoiar os esforços militares do Terceiro Reich.

Após a guerra, a fábrica Volkswagen caiu sob o controlo britânico. A Volkswagen era agora uma empresa privada e deu descontos e indemnizações aos lesados, encerrando um capítulo polémico na sua história.

Apesar dos desafios enfrentados pela empresa, o Carocha tornou-se um dos carros mais vendidos do mundo e a Volkswagen emergiu como uma potência automobilística global.

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