A viagem começou a 23 de novembro, tendo como primeiro destino a capital do Egito. O plano inicial era começar em Adis Abeba mas "a guerra civil na Etiópia piorou bastante e infelizmente tivemos de alterar o início do plano". "Para substituir, passámos a primeira semana no Egito e voámos diretamente para Nairobi, onde nos encontramos agora", contam ao SAPO Viagens.

João Almeida e Manuel Carvalho, colegas de curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, foram os vencedores da sétima edição do concurso Gap Year que premeia com uma bolsa de 6.500 euros os projetos mais interessantes para realizar uma viagem ao estilo de ano sabático.

"Uma das condições deste concurso é que os 'gappers' tenham terminado um curso académico no presente ano. Tendo ambos terminado o nosso mestrado no início de 2021, e sem termos uma vida demasiado estabilizada a nível professional, achámos que estavam reunidas todas as condições para nos candidatarmos a uma aventura destas".

Tendo como base o voluntariado, o Projeto Prá Frente pretende conhecer o sudoeste africano "numa perspetiva de futuro". "Para isso, planeamos visitar, conhecer e ajudar diversos projetos relacionados com os tópicos da inovação, sustentabilidade, tecnologia, educação e empoderamento", descrevem.

"Em segundo lugar, queremos partilhar a nossa experiência e estas diferentes perspetivas da região através de conteúdo audiovisual. Queremos utilizar este tempo para escrever e promover os projetos que visitamos, recorrendo a equipamento de filme para compilar séries de entrevistas e conversas num documentário".

E quais serão os países a visitar? Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Zâmbia, Moçambique e África do Sul. A viagem terá uma duração de cerca de sete meses e meio e o roteiro poderá a vir sofrer alterações.

Neste momento, têm na agenda os seguintes projetos: STEMCafe Nairobi e From Kibera With Love, no Quénia, Twende Innovation Center, na Tanzânia, e Projeto Esperança em Moçambique. Mas esperam encontrar outros projetos para dar voz durante o percurso.

A viagem pode ser acompanhada através do Instagram.