Ninguém gosta de falhar, mas sabia que há um fracasso bom? Aprenda a identificá-lo e a “falhar bem”

“O tipo certo de erro” é o novo livro de Amy Edmondson, investigadora em segurança psicológica e professora premiada da Harvard Business School. Trata-se de um guia que pretende transformar a relação do leitor com o erro.

 

Costumamos pensar no fracasso como o oposto do êxito. Agora, estamos divididos entre duas «culturas de fracasso»: uma que diz para evitarmos o fracasso a todo o custo, outra que defende que «falhemos depressa, falhemos muitas vezes». O problema é que ambas as abordagens carecem das distinções cruciais que nos permitem separar o fracasso bom do fracasso mau. Em consequência, perdemos a oportunidade de falhar bem.

Após décadas de investigação premiada, Amy Edmondson identifica os três arquétipos do fracasso – básico, complexo e inteligente —  e revela como minimizar o fracasso improdutivo e maximizar o que se ganha com erros de todos os tipos.

«Com casos verídicos dos mundos dos negócios, da cultura popular, da história e de outros domínios, presenteia-nos com práticas, técnicas e formas de pensar que nos ajudam a substituir a vergonha e a culpa pela curiosidade, pela vulnerabilidade e pelo crescimento pessoal. Nunca mais olharemos para o erro da mesma forma», lê-se na sinopse.