PplWare Mobile

Não tem competências em IA no seu currículo? Poderá ser um problema no futuro

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Anung says:

    Mas se souber de canalização, electricidade e construção terá um grande futuro.
    Eu só gostava de me poder multiplicar em dois ou três 🙂

    • Rodrigo says:

      Ora nem mais dos empregos que neste momento pagam mais a hora, mais que um médico de família.
      Seja na Suiça, Bruxelas existe uma procura elevada por essas áreas e são das que mais pagam para cima de 5.000 mês.

      Em Portugal igualmente um carpinteiro mediano ganha a volta de 2000€ e as vezes não se conseguem arranjar de um dia para o outro.

  2. há+cada+gajo says:

    Não sei o que será pior num currículo se não ter inteligência artificial ou demonstrar pouca inteligência natural …

  3. CM says:

    O que são “competências AI”?

    • Rodrigo says:

      Teres a capacidade de aplicar e utilizar tecnologias de AI em sectores específicos, também de desenvolver algoritmos de aprendizagem para o que necessitares.

      Por exemplo criares um chatbot específico para a empresa recorrendo a informação que a empresa dispõe este é só um pequeno exemplo que podes dar numa entrevista de trabalho, quando te perguntam o que podes trazer de novo para a empresa.

      Só o simples facto de saberes como a utilizar para os problemas diários já é uma skill.

  4. Luis says:

    A maioria dos portugueses nem curso tem, servem para call centers, ubers, estafetas, limpezas e pouco mais. Portugal e apenas um pais de turismo para ingleses, franceses e espanhois. E esse o futuro do pais, n da para mais…o unico pais da UE que nem uma ferrovia de alta velocidade a ligar capitais estrangeiras tem. A linha ferrovia do algarve e de rir a gargalhada….ate os paises de leste ja tem TGVS a mais de 300kmh em quase todas as cidades e Portugal nem na capital. So a Polonia construiu mais de 3000km de linhas a 350kmh, internet 10gigabit a menos de 20 euros por mes etc

    • Rodrigo says:

      Estás errado quase metade da população até 34 anos tem curso superior segundo os dados de 2023.
      Maior parte do pessoal jovem em call center tem licenciatura até nas caixas de supermercado praticamente o mínimo é licenciatura o pessoal não consegue melhor tem que ir para esses trabalhos já que apostaram na formação errada.

      • Luis says:

        Errado, nem 20%. E os que tem curso nao sao universidades mas coisas que nem correspondem a 12 como politecnicos sem creditacoes e institutos manhosos. Os portugueses so servem para trabalhos menores e turismo, e a unica coisa que safa o pais. Sem o turismo o pais estava falido

        • Rodrigo says:

          Estás errado os dados da PorData assim o dizem em 2023 eram 39.2% e o sexo feminino até está com 46.9% praticamente metade das mulheres nessa faixa tem curso superior, os números não mentem.

          • Person says:

            Caro Rodrigo, não vale a pena discutir com quem se limita a falar mal interesseiramente (seja lá qual for a razão).
            “E os que tem curso nao sao universidades mas coisas que nem correspondem a 12 como politecnicos sem creditacoes e institutos manhosos” -> Depois desta frase, nem é preciso comentar mais nada.

            Temos muito boas infraestruturas e não somos assim tão maus quanto alguns tentam espalhar. Basta andar por vários países para perceber.

          • Factos says:

            Ja percebemos que andas no desemprego…poe te a andar melga. Nao es nem nunca seras alguem

          • Rodrigo says:

            Precisas de emprego?
            Diz pode ser que te arranje algo.

    • superfan says:

      Que eu saiba a Suécia e Finlandia não têm TGV’s a ligar capitais estrangeiras nem de provincia. Porquê ? Com certeza porque fizeram as contas.

    • Luis Martins says:

      Veja bem que eu sou da geração de analfabetos que não tiraram curso de informática tal como o Bill Gates ou Steve Jobs e muitos outros, já estou reformando. A minha filha com mestrado em engenharia informática um dia perguntou-me porque é que não tirei uma licenciatura em informática pois sei mais que os professores com doutoramentos da universidade dela eu respondi não tirei porque aquilo em que estava a trabalhar as universidades não tinham professores para ensinar o que eu sabia e estava a trabalhar , sou um dos pioneiros que inventaram algumas da tecnologias na informática que ela hoje usa, por exemplo o correio electrónico, na década de 80 eu era um especialista em gerir redes e servidores de correio electrónico e até desenvolvi um cliente de correio para PCs para interligar com os servidores interligados em rede (rede de correio electrónico alemã chamada Geonet que estava instalado em 15 ou mais países) muito similar ao actual Outlook quando a Microsoft era uma empresa que não tinha quase nada em serviços de comunicação e correio electrónico nos anos 80 do século passado.
      Portanto sou um analfabeto com conhecimento e capacidade para esmagar a grande maioria dos jovens licenciados
      É claro que a minha filha quando terminou o mestrado (no estrangeiro) já não veio para Portugal trabalhar pois aqui neste país iria ter um salário de escravo e também seria escravizada por pesados impostos.

  5. Anung says:

    As escolas e universidades seja de que área for o objectivo é o mesmo, formasrprofissionais para serem bons empregados.
    A malta tem de começar a aprender é maneiras de ganhar dinheiro que é o que interessa. Tirar um doutoramente em geologia e depois ir para caixas de supermercado é desmotivador. É igual a não ter qualuqer formação.

  6. Hdhxnxdn says:

    AI .. primeiro criar dependência, depois criar pessoas com pouca inteligência, depois começar a cobrar as empresas :), vamos chegar ao tempo que quem souber pensar vai valer ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.