Instagram está a mudar. Vai fazer chamadas e muito mais

A rede social dos amantes da fotografia está a preparar novas opções que a tornarão cada vez mais semelhante à casa-mãe, o Facebook. Conheça algumas.

O Instagram está cada vez mais parecido com o próprio Facebook. Saiba algumas das funcionalidades que estarão na calha.

As ambições do Instagram parecem não ter fim. A rede social estará a testar uma série de funcionalidades novas para concentrar ainda mais na app algumas das opções mais usadas pelos utilizadores. Uma dessas novidades poderá ser um serviço de chamadas e videochamadas diretamente através do Instagram, embora ainda não se saiba se a funcionalidade irá mesmo chegar ao público.

De acordo com o TechCrunch, um utilizador esteve a vasculhar nos ficheiros que servem de base ao funcionamento do Instagram e encontrou vários ícones que parecem simbolizar essas funcionalidades. Como explica o site especializado, isso pode significar que a rede social se prepara para testar esta opção com um grupo restrito de utilizadores, ou que a mesma se encontra a ser desenvolvida e testada internamente na empresa.

A avançar, não será uma razão para grande surpresa. O Instagram é detido pelo Facebook FB 0,00% e tem vindo a procurar formas de reter, durante mais tempo, os utilizadores dentro da aplicação. Com o Messenger e também o WhatsApp, a empresa liderada por Mark Zuckerberg não quer ser apenas uma aplicação no seu telemóvel — quer ser o motor do telemóvel.

Entre outras novidades que poderão estar a ser preparadas pelo Instagram está uma opção para permitir agendar publicações, uma novidade que deverá agradar bastante às marcas que apostam na plataforma como um dos principais canais de divulgação e promoção. A rede social terá ainda na calha opções para descarregar as fotografias publicadas, um novo modo de beauty shots para selfies (basicamente, um algoritmo para tornar as pessoas “mais bonitas”), entre outras.

É caso para dizer que, a bem ou a mal, o Instagram vai mudar. Mas é também ocasião para sublinhar que a esmagadora maioria destas novas funcionalidades não são propriamente novas: algumas já existem na rede social rival Snapchat, outras já existem no próprio Facebook. E já há quem note que o Instagram se confunde cada vez mais com o próprio Facebook, o que poderá não ser uma boa notícia para muitos utilizadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instagram está a mudar. Vai fazer chamadas e muito mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião