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Ecommerce: só 16% das empresas nacionais tem canal de vendas online, revela relatório

Portugal é oitavo país do bloco europeu em que o ecommerce tem mais peso no PIB, diz relatório da ecommerceDB. No entanto, apenas 16% das empresas portuguesas apresenta um canal de vendas online. “Desejamos que este número aumente em Portugal”, diz responsável do estudo.
7 Maio 2024, 19h41

Portugal é o oitavo país entre as economias europeias em que o ecommerce tem mais peso no Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, em média e de acordo com um estudo da ecommerceDB (ECDB), as economias do bloco europeu atribuem ao e-commerce uma contribuição de 4,8% do PIB.

Segundo o estudo, em média 62% dos consumidores europeus fez compras online em 2022, com Portugal a contar cada vez mais com a presença de marcas e consumidores no ecommerce.

O relatório anual da ANACOM revelou que cerca de 55% dos portugueses, entre os 16 e os 74 anos, fazem compras online, sendo os consumidores entre os 25 anos e os 74 os que mais efetuam transações.

O que os portugueses mais procuram é o sector da moda, que inclui vestuário, calçado e acessórios. Outras das categorias mais procuradas são os equipamentos eletrónicos e informáticos, higiene e cosmética e livros e filmes.

Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil, afirma que “Portugal, à semelhança de outras economias europeias, olha hoje de uma forma diferente para o e-commerce. Reconhece-lhe uma alta carga de importância pela proximidade junto dos consumidores e a simplificação dos processos. Neste momento, apenas 16% das empresas portuguesas apresenta um canal de vendas online, sendo este um número que desejamos que aumente”.

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