A Câmara Municipal de Arraiolos promoveu no passado dia 16 de novembro de 2024, no Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro, o encontro “Bandas Filarmónicas do Alentejo: Retrospetivas e Desafios”. O evento contou com a presença da freguesia, associações locais e da comunidade vimieirense.

O encontro teve como objetivo destacar a vivência musical no Alentejo, com abordagem no papel das bandas filarmónicas no Vimieiro. A programação incluiu apresentações, debates e a apresentação da exposição “Vimieiro: Uma terra de músicos” , que atraiu a atenção de um público diversificado.

A Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, abriu o evento sublinhando a relevância de aliar a experiência prática ao conhecimento académico, numa colaboração próxima com a Universidade.

O historiador Rui Lobo moderou o encontro, que contou com intervenções de destaque: Helena Rocha, da CCDR Alentejo, abordou questões culturais; Salwa Castelo-Branco trouxe uma perspectiva sobre os patrimónios sonoros do Alentejo; Rosário Pestana refletiu sobre os desafios das bandas na atualidade; Pedro Moreira discutiu dinâmicas musicais locais; e José Calado apresentaram a relação das bandas filarmónicas com a imprensa regional. A conversa conta ainda com Ângelo Cunha e Paulo Silva, representantes das Sociedades Filarmónicas do Vimieiro, moderados por Ana Margarida Cardoso.

Após a apresentação da exposição, os presentes puderam assistir a um concerto protagonizado pela Banda 1.º de Abril Vimieirense e pela Banda União Vimieirense, num momento que celebrou a riqueza cultural local.

Este evento, que integra a estratégia de revitalização do Palácio dos Condes de Vimieiro com âmbito nacional, representa um estímulo significativo para as bandas filarmónicas da região e reforça o papel do Vimieiro como pólo de desenvolvimento cultural.