
A competição, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Ave e pelo projeto EducAve (PIPSE), tem como objetivo valorizar o património cultural e promover a cidadania ativa entre os alunos do 1.º ciclo, a iniciativa é cofinanciada pelo Programa Regional NORTE 2030/FSE.
A turma vencedora integra o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e destacou-se entre os participantes da Póvoa de Lanhoso ao longo da 1.ª fase do concurso, que decorreu entre 10 de fevereiro e 28 de abril de 2025.
Através de um jogo de tabuleiro online, disponível na Plataforma +Cidadania, os alunos testaram conhecimentos e contribuíram para a pontuação final da turma.
A próxima etapa será a fase intermunicipal, que se realizará no dia 14 de maio, às 14h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Mondim de Basto, lá, a turma da Escola Básica do Cávado competirá com representantes dos outros sete concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Ave.
O Desafio Final das Olimpíadas inclui provas em palco e um jogo extra, utilizado em casos de empate ou substituição.
As duas turmas mais bem classificadas nesta fase garantirão o acesso ao IV Evento Nacional, agendado para 17 de junho de 2025.