
O Município de Reguengos de Monsaraz vai promover a literacia em saúde mental em todas as localidades do concelho, assinalando o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra a 10 de outubro. Com uma série de atividades programadas ao longo da próxima semana, a autarquia pretende sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar da saúde mental, envolvendo desde jovens a idosos.
Entre os dias 7 e 11 de outubro, os Paços do Concelho estarão iluminados de cor de laranja, a cor associada à saúde mental, como forma de chamar a atenção para esta causa. Durante este período, a autarquia também vai divulgar um vídeo de sensibilização com a participação de jovens, distribuir folhetos informativos para a população com dicas para cuidar da saúde mental e compartilhar conteúdos sobre o tema nas suas redes sociais.
A iniciativa vai incluir sessões de literacia em saúde mental em todas as localidades do concelho, abrangendo diversas faixas etárias. No dia 10 de outubro, os alunos do 11.º ano da Escola Secundária Conde de Monsaraz terão a oportunidade de participar em duas sessões dedicadas ao tema, às 10h30 e às 11h45, conduzidas pela pedopsiquiatra Salomé Ratinho, Diretora Clínica da Escutamente – Clínica de Desenvolvimento e Saúde Mental. Já no dia 11, serão uma vez os formandos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, que assistirão a uma sessão orientada pelo psicólogo Rui Paixão, técnico da autarquia.
A programação abrange também os grupos de seniores, com a primeira sessão de literacia em saúde mental marcada para o dia 7 de outubro, às 10h, no Pavilhão Municipal de Reguengos de Monsaraz, a cargo do psicólogo Rui Paixão. Seguem-se sessões ao longo do dia nas localidades de São Marcos do Campo, Campinho e Cumeada.
As atividades continuarão no dia 8 de outubro nos Motrinos, Outeiro e Telheiro, e no dia 9 em Barrada e Monsaraz. No dia 10 de outubro, serão realizadas sessões em Santo António do Baldio, Carrapatelo e São Pedro do Corval, encerrando no dia 11 com os grupos das Perolivas e da Caridade.
Com esta iniciativa, a autarquia de Reguengos de Monsaraz visa promover uma maior consciência sobre a saúde mental, incentivando a comunidade a cuidar do seu bem-estar emocional e psicológico, numa altura em que o tema ganha cada vez mais relevância na sociedade.