
Hoje, o Município de Reguengos de Monsaraz assinala o Dia Mundial da Alimentação com uma série de atividades dedicadas a promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças e idosos. Durante a manhã, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo da Escola Básica Manuel Augusto Papança participaram em atividades físicas e desfrutaram de um lanche saudável. Esta iniciativa conta com a colaboração da UCC – Almoreg e do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, além da participação dos grupos Seniores a Mexer e dos formandos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca.
No âmbito da Componente de Apoio à Família, as crianças assistiram à leitura do livro “O Nabo Gigante”, de Alexis Tolstoi, e, nas Atividades de Apoio à Família, foi lido o livro “A Sopa Verde”, de Chico. As sessões de leitura irão prolongar-se pelos próximos dias, abrangendo todas as escolas do concelho, numa abordagem lúdica e educativa sobre a importância da alimentação.
A celebração continuará no dia 18 de outubro, pelas 8h45, no Mercado Municipal, onde serão promovidos os benefícios da dieta mediterrânica, com degustação de tibornas e a atuação da Turma de Cavaquinhos do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca.
O Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1981, celebra-se anualmente a 16 de outubro. Esta efeméride visa consciencializar sobre a importância de combater a fome e a má nutrição, promovendo o direito universal a uma alimentação digna e saudável. Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.