Um reformado de 76 anos foi detido pela Polícia Judiciária da Guarda, suspeito de ter iniciado dois focos de incêndio na berma da EN 226, em Rio de Mel, Trancoso, durante a tarde de quinta-feira. O homem, que segundo fonte oficial pernoitou no local por sentir frio, terá utilizado chama direta e papéis como acelerante, colocando em risco a segurança daquela zona rural.

A pronta atuação de uma equipa helitransportada da UEPS da GNR, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Trancoso, foi determinante para evitar consequências mais graves, travando a propagação das chamas num cenário marcado por condições propícias aos incêndios.

A investigação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda da PJ, contou ainda com o apoio do Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR de Pinhel, o que permitiu identificar e deter rapidamente o alegado autor do crime de incêndio florestal. O detido foi presente ao primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretada a medida de prisão preventiva.

O caso encontra-se agora sob a alçada do Ministério Público da Guarda, numa altura em que as autoridades reforçam os alertas para a prevenção de comportamentos de risco que podem colocar vidas e património em perigo, especialmente numa região vulnerável à propagação de incêndios.