O Município de Ponte de Lima anunciou a abertura do concurso para a edição de 2025 do Prémio A. de Almeida Fernandes, uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar a investigação na área da História Medieval Portuguesa.

Esta nova edição do prémio faz parte das comemorações dos 900 anos da atribuição do Foral de Ponte de Lima por D. Teresa.

Com um valor pecuniário de 2.500€, o prémio será atribuído à obra selecionada por um júri composto por académicos de renome, com o objetivo de homenagear o historiador Armando de Almeida Fernandes e o seu legado fundamental para a historiografia nacional.

O concurso busca estimular o estudo e aprofundamento do conhecimento sobre o período medieval em Portugal (séculos VIII a XIV), abordando suas diversas dimensões: política, social, económica, cultural e institucional.

Os interessados em participar têm até o dia 31 de julho de 2025 para submeter as suas candidaturas.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas junto do Arquivo Municipal de Ponte de Lima, sede da Comissão Executiva do Prémio, pelo telefone: 258 900 425 ou pelo e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt.

O Prémio A. de Almeida Fernandes é uma oportunidade para os investigadores e estudiosos da História Medieval Portuguesa aprofundarem seus estudos e contribuírem para a valorização do passado histórico do país, ao mesmo tempo em que estimulam o conhecimento que enriquecerá o futuro.