Sexta-feira, Maio 17, 2024

Portugal precisa de reciclar mais vidro para cumprir as metas de embalagens

- Pub -

De acordo com o Relatório Executivo de 2023 do Electrão, os portugueses estão a reciclar menos vidro, o que coloca em causa o cumprimento das metas estabelecidas pela União Europeia, foi agora revelado.

Em 2023, foram recuperadas 217.514 toneladas de embalagens de vidro, o equivalente a 21 kg por pessoa, representando um decréscimo de 3% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Associação de Gestão de Resíduos – O Electrão, os valores são insuficientes para Portugal cumprir a taxa de recolha de embalagens de vidro imposta pela União Europeia, que passará de 56% para 70% no próximo ano. As embalagens usadas de plástico, papel/cartão e metal têm sido recolhidas de acordo com as metas estabelecidas, mas o desafio agora é aumentar significativamente a reciclagem de embalagens de vidro.

O CEO do Electrão, Pedro Nazareth, destaca a importância de trabalhar na recolha multimaterial e na separação de diferentes famílias de materiais para potenciar a reciclagem.

O Electrão está a desenvolver estratégias em colaboração com o setor HORECA (hotéis, restaurantes, cafetarias e catering) para aumentar a recolha de embalagens de vidro, bem como a articulação com ações de limpeza urbana e a recuperação de materiais a partir de resíduos indiferenciados.

O Electrão é também membro fundador da Plataforma Vidro +, uma iniciativa colaborativa que envolve vários agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem, com o objetivo de tornar Portugal um país de referência na recolha e reciclagem de embalagens de vidro.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Campo Maior: Detetadas quatro infrações por falta de registo de canídeos

A GNR detetou quatro cães de raça potencialmente perigosa que não tinham registo no Sistema de Identificação de Animais...