Portugal venceu a Espanha na decisão por grandes penalidades, depois de uma igualdade a duas bolas no final do tempo regulamentar, e sagrou-se bicampeão europeu de hóquei em patins de Sub-17 no campeonato que se realizou na cidade de Gujan-Mestras, em França.

Com o guarda-redes luso, João Antunes, a defender quatro das cinco grandes penalidades (o outro remate saiu ao lado da baliza), nos jogadores de pista apenas o oliveirense Duarte Ferreira conseguiu converter uma grande penalidade, que viria a garantir o título para Portugal.

A Oliveirense foi o mais representado na seleção nacional com quatro jogadores. E os jovens que representam o clube de Oliveira de Azeméis estiveram em evidência nesta Europeu.

Na 1ª jornada e nas meias-finais, Portugal venceu a Itália por 2-1 e 2-0, respetivamente, e nas duas partidas os dois golos foram apontados pelos oliveirenses Martim Oliveira e Afonso Oliveira. Nos restantes jogos, Portugal venceu a França por 5-0 (2ª jornada) e empatou (0-0) com a Espanha (3ª jornada). Nos quartos de final, a seleção nacional goleou a sua congénere da Inglaterra por 13-0.

Martim Oliveira e Afonso Oliveira acabaram o Europeu com cinco golos apontados. Duarte Ferreira assinou dois golos e Gonçalo Costa marcou um.