
O jovem piloto André Lagartixa , natural de Vendas Novas e radicado nos Estados Unidos, terminou a sua primeira época no Lamborghini Super Trofeo North America em grande estilo, alcançando dois pódios na categoria Pro-Am na última prova do campeonato, disputada em Jerez de la Fronteira, Espanha . Para além deste feito, André teve ainda a oportunidade de se estrear nas prestigiadas Finais Mundiais Lamborghini , que reúne os melhores pilotos dos troféus da marca italiana.
Do Alentejo para o Mundo
Com apenas 20 anos , André Lagartixa tem-se afirmado como uma das grandes promessas do automobilismo português. Depois de ter brilhado na categoria Am, onde já tinha conquistado um pódio em Laguna Seca , nos Estados Unidos, André decidiu enfrentar o desafio de competir na mais exigente categoria Pro-Am.
No circuito espanhol de Jerez, na primeira corrida do fim de semana, André e o seu colega de equipa, o norte-americano Luke Berkeley , largaram a 5.ª posição da categoria e subiram ao 3.º lugar do pódio . Na segunda corrida, a dupla conseguiu melhorar ainda mais, terminando na 2.ª posição , depois de arrancarem do 7.º lugar num pelotão com quase 30 carros.
“Foi uma experiência incrível para terminar a época”, afirmou André, visivelmente emocionado com o resultado.
Estreia nas Finais Mundiais Lamborghini
O fim de semana em Jerez ficou ainda marcado pela estreia de André nas Finais Mundiais Lamborghini , onde competem os melhores pilotos dos vários troféus da marca. Apesar do potencial demonstrado, o jovem alentejano foi vítima de um azar logo na primeira corrida, quando um adversário embateu no seu carro na partida, obrigando a equipa a desistir devido aos danos.
Na segunda corrida, após um esforço hercúleo da equipe de mecânicos para recuperar o carro, André e Berkeley terminaram na 7.ª posição da categoria , num desempenho marcado por quatro ultrapassagens, apesar de a direção da Lamborghini não estar em plenas condições.
Agradecimento e ambição para o futuro
“Poderia ter vencido o troféu na categoria Am, mas decidi passar para o Pro-Am porque é mais exigente e me permite evoluir. Nunca pensei fechar o campeonato com dois pódios na nova categoria! […] Espero voltar ainda mais forte no próximo ano”, disse André, que também fez questão de agradecer à sua família, aos apoiantes em Jerez e aos responsáveis da Lamborghini Lisboa , além de destacar o trabalho dos fotógrafos Filipe Jerónimo e Francisco Oliveira .
Uma carreira em ascensão
Radicado em Indianápolis, nos Estados Unidos, André Lagartixa tem dado passos firmes numa carreira promissora no desporto automóvel, representando Portugal em competições de elevada prestígio internacional. A sua evolução no Lamborghini Super Trofeo e a experiência acumulada nas Finais Mundiais promete continuar a abrir portas para desafios ainda maiores no futuro.
O nome de André Lagartixa já ecoa nos dois lados do Atlântico, e este jovem talento de Vendas Novas é, sem dúvida, uma referência a acompanhar de perto no panorama do automobilismo mundial.