
© Município de Redondo
Entre os dias 26 e 29 de setembro, Montoito recebeu o encontro literário Palavras ao Vento , que decorreu na Sociedade União Montoitense e incluiu a XIX Feira do Livro. O evento trouxe ao coração do Alentejo uma celebração da literatura e da criatividade, com um programa pensado para atrair visitantes de todas as idades, mas com uma abordagem especial nas crianças, estimulando o gosto pelos livros e incutindo hábitos de leitura desde cedo.
O programa do Palavras ao Vento ofereceu um “cardápio” cultural diversificado. Entre as atividades, destacou-se uma exposição comemorativa do 25 de Abril , a exibição do filme “Vaiana” , e várias atividades lúdicas e pedagógicas, incluindo puzzles, jogos, ateliês de evolução da escrita, jogos de tabuleiro, expressão plástica (com a criação de marcadores de livros), contos, brincadeiras e até a pintura de um mural.
Para além das atividades dedicadas aos mais jovens, o evento conta com momentos de partilha e cultura para toda a comunidade. A Banda da Filarmónica União Montoitense animou o espaço com música, enquanto a sessão de yoga com Conceição Jeremias trouxe momentos de descontração. Outras atividades incluíram um estendal de adivinhas e uma sessão de conversa com o escritor Inácio Santos , que apresentou a sua obra “A Banda da Minha Terra – Marrafinhas e Almecêros a tocar em União” .
Um dos pontos altos do evento foi, sem dúvida, a participação do contador de histórias Jorge Serafim , cuja presença animada cativou o público, oferecendo momentos de humor e partilha que enriqueceram ainda mais a experiência do Palavras ao Vento.