O concelho de Grândola celebra, ao longo do mês de outubro, 480 anos da atribuição da sua Carta de Foral, datada de 1544, com um programa diversificado cultural e desportivo. A 22 de outubro, dia do concelho, os munícipes e visitantes são convidados a participar numa série de eventos que incluem atividades gratuitas, pensadas para todas as idades, que celebram a cultura, a tradição e a identidade local.

Destaques do Programa

No dia 22 de outubro, as comemorações oficiais iniciam-se com a cerimónia do Hastear da Bandeira, às 11h00, nos Paços do Concelho. Segue-se a inauguração de uma escultura de Moisés Preto Paulo, no Lousal, que presta homenagem aos 50 anos do 25 de Abril. Uma peça impressionante, composta por um cravo de 4,5 metros, uma cegonha, um canário e um vagão mineiro, é um símbolo da liberdade e do renascimento, valorizando a história e a identidade da antiga aldeia mineira.

Para os amantes do teatro, no dia 18 de outubro, às 21h30, o Cine Granadeiro recebe a peça Amigos com Benefícios , de John Borg, encenada por Celso Cleto e com interpretações de Sofia Alves, Diogo Lopes e Filipa Matos. Uma excelente oportunidade para quem aprecia a arte teatral.

Na noite de 21 de outubro, o programa oferece uma escolha eclética de espetáculos. Teresinha Landeiro, uma jovem fadista que combina o fado com influências pop e de folclore, atua às 21h30 no Cine Granadeiro. Paralelamente, o Parque de Feiras e Exposições será palco para uma noite de dança com os DJ’s Raise, Overule e Vasco Rafael, que prometem animar os fãs de música eletrônica.

Encerramento ao som do Alentejo

As comemorações culminam no dia 26 de outubro com um Encontro de Grupos Corais, celebrando o Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade. Às 15h00, o Cine Granadeiro será palco das vozes de vários grupos corais, incluindo os Cardadores da Sete e o Grupo à Cante Alentejano Vozes Além Tejo, entre outros. Este evento é um momento para valorizar e reavivar a tradição alentejana, tão presente na identidade de Grândola e das suas gentes.

Outras atividades ao longo do mês

Ao longo do mês, outras iniciativas complementam o programa. No dia 13 de outubro, realiza-se um Torneio de Petanca em doublete, oferecendo uma oportunidade de convívio para todos os interessados ​​no desporto. Já no dia 19 de outubro, o XXVI Encontro de Bandas Civis de Grândola “Celso Tomé Nunes” reunirá três bandas filarmónicas, proporcionando uma tarde de música ao vivo que celebra a tradição e o talento musical.

Outubro em Grândola promete ser um mês de celebrações que honra a história e exalta as tradições culturais do Alentejo. Uma oportunidade para, em comunidade, viver a arte, a cultura e a identidade singular do concelho.