Já são conhecidos os projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2024 de Idanha-a-Nova, revelados na última sessão pública da Câmara Municipal (23 janeiro). Com uma dotação global de 170.000€, esta edição contempla 13 propostas, distribuídas por cada uma das freguesias do concelho.

A autarquia recorda que o Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova é um instrumento de promoção da cidadania e de democracia participativa e voluntária, que desafia os cidadãos a participarem de forma ativa, no desenvolvimento do concelho de Idanha-a-Nova, apresentando e elegendo projetos de interesse.

A iniciativa foi “mais uma vez um sucesso, quer em propostas apresentadas, quer pela participação dos cidadãos na fase da votação”, afirma a Câmara de Idanha-a-Nova.

Os projetos vencedores são:

• Ringue de futebol da Devesa, Recuperação e reabilitação -Monsanto e Idanha-a-Velha;

• Climatização da Casa do Stº António, atual sede da ADEPAC – São Miguel D’Acha;

• Sinalização vertical – Medelim;

• Aquisição de equipamentos – Oledo;

• Requalificação do Largo Prof. Américo – Monfortinho e Salvaterra do Extremo;

• Cemitério – Aldeia de Santa Margarida;

• Aquisição de equipamento e imobiliário para salão de apoio de Zebreira – Zebreira e Segura;

• Requalificação de estrada para maior acessibilidade dos utentes do centro social e paroquial de Penha Garcia (CSPPG) – Penha Garcia;

• MURAL DE ARTE URBANA na Cabine de eletricidade – Toulões;

• Ladoeiro, Centro Cultural – Ladoeiro;

• PROENÇA-A-VELHA – REQUALIFICAÇÃO DO CHAFARIZ DO ADRO – Proença-a-Velha;

• Requalificação urbanística do Largo 25 de Abril – Idanha-a-Nova e Alcafozes;

• Aquisição de Material para diversas atividades de recreio/aprendizagem da população – Rosmaninhal.