A vila medieval de Monsaraz será o cenário da primeira exposição em Portugal do pintor senegalês Ibou Diagne , que terá lugar de 4 a 24 de outubro, na Igreja de Santiago . Intitulada “Essência e Esperança” , a mostra estará aberta ao público diariamente, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h.

Residente em Dakar, Ibou Diagne começou a pintar de forma autodidata na adolescência, até ingressar no atelier do renomado artista plástico e professor de arte Daouda Ndiaye , destacando-se como um dos seus melhores alunos. Ao longo de sua carreira, Diagne especializou-se em pintura mural e pintura sobre porcelana , tendo participado em exposições coletivas em países como Espanha, França e Senegal.

A sua obra, profundamente influenciada pelo impressionismo africano , retrata a vida no Senegal, os seus costumes, núcleos, tradições, mas também as sombras que pairam sobre o país, como o fenómeno da emigração . Um dos temas centrais desta exposição são as pinturas sobre canoas , que o artista utiliza como uma metáfora poderosa para chamar a atenção para a emigração que afeta muitos países africanos.

Além de seu trabalho artístico, Ibou Diagne está envolvido em causas sociais . Tendo integrado o conselho de administração da ONG espanhola Teranga Extremadura , com a qual lançou um projeto de formação profissional em artes plásticas para os talibés , as crianças mendigas do Senegal. A organização tem trabalhado nos últimos seis anos para melhorar a vida dessas crianças e erradicar esse problema social. Paralelamente, a Teranga Extremadura desenvolve ações de sensibilização em Espanha, abordando as dificuldades enfrentadas pelos emigrantes, especialmente os africanos, ao chegarem à Europa.

A exposição em Monsaraz oferece uma oportunidade única de apreciar a obra de Ibou Diagne, que combina arte e ativismo social, trazendo uma reflexão sobre questões fundamentais que atravessam fronteiras e culturas.