O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) executou sete mandados de busca domiciliária na cidade de Elvas, no âmbito de uma investigação prolongada sobre crimes de tráfico e mediação de armas, além de posse de armas proibidas.

A operação culminou na detenção de quatro homens e uma mulher, com idades entre 42 e 70 anos, suspeitos de envolvimento nos referidos crimes. Durante as buscas, foram apreendidos diversos itens, incluindo:

01 arma de Classe D, de calibre 12 GA;
01 carabina de Classe C, de calibre .22 LR;
01 carabina de Classe C, de calibre 7 mm Mauser;
01 reprodução de arma de fogo da Classe A e 02 carregadores;
01 arma de ar comprimido da Classe G, de calibre 5,5 mm;
02 soqueiras (Classe A);
01 silenciador artesanal (Classe A);
01 bastão artesanal (Classe A);
01 aerossol (Classe E);
03 miras telescópicas (Classe C);
27 munições de calibre 7,62 NATO (Classe C);
77 munições de calibre .22 LR (Classe C);
71 cartuchos de calibre 12 GA (Classe D);
05 telemóveis.
Além das armas e munições, foi também apreendida a quantia de 10.870,00 € em numerário.

Os cinco detidos serão apresentados amanhã, às 14h00, à Autoridade Judiciária para o primeiro interrogatório judicial e possível aplicação de medidas de coação.

A operação envolveu polícias de várias valências do Comando Distrital de Portalegre, duas subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP), incluindo o Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) e o Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS), bem como Equipas de Intervenção Rápida (EIR) dos Comandos Distritais de Évora, Beja, Santarém e Guarda, uma equipa de investigação criminal do Comando Distrital de Castelo Branco e vários militares da Guarda Nacional Republicana.