
Na manhã de sábado, a cidade de Portalegre testemunhou uma significativa jornada de solidariedade, promovida pelo Grupo Motard Novo Milénio em parceria com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP). O evento, que celebrou o 25.º aniversário do grupo motard, resultou numa colheita de sangue nas instalações do kartódromo de Portalegre, sede da organização, com o apoio da equipa de sangue do Hospital do Espírito Santo de Évora.
A colheita foi marcada pela dedicação de 56 pessoas inscritas, das quais, após exames de saúde, 53 puderam efetuar a doação. Destaca-se ainda que 22 dos doadores eram estreantes, demonstrando um espírito solidário que atravessou gerações e fronteiras, com a participação de quatro emigrantes indianos, funcionários de uma unidade fabril da cidade. O evento evidenciou uma vez mais a importância de momentos como este, em que a solidariedade ultrapassa barreiras culturais.
Apesar de algumas limitações nos recursos humanos por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSAALE), a parceria com o hospital de Évora permitiu que a recolha decorresse sem percalços. Curiosamente, alguns elementos do staff, para garantirem uma maior disponibilidade durante o evento, optaram por doar sangue no dia anterior na Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.