O terceiro fim de semana de julho mantém um clima mais ameno em todo o país, semelhantendo-se mais a uma primavera tardia do que ao calor típico do verão. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas vão diminuir na maioria do território continental, e nas regiões do litoral norte e centro são esperadas chuvas.

No sábado, prevê-se chuva para várias regiões, como Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real e Aveiro, onde as temperaturas máximas não ultrapassarão os 25ºC. Nos restantes distritos do continente, o céu permanecerá nublado.

Em Lisboa, as temperaturas máximas não ultrapassaram os 26ºC. As regiões mais quentes serão Faro, com 32ºC, Beja e Évora, com 30ºC, e Castelo Branco e Setúbal, com 29ºC.

Nos Açores, são esperadas chuvas para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), com temperaturas variando entre 19ºC de mínima e 24ºC de máxima. Nas ilhas restantes, o céu permanecerá parcialmente nublado, com temperaturas semelhantes.

Na Madeira, embora o céu também esteja nublado, as temperaturas sobem um pouco, variando entre 21ºC de mínima e 28ºC de máxima.

No domingo, as previsões são semelhantes às do sábado, mas sem chuva no continente. As temperaturas sobem em algumas regiões, como Faro (34ºC), Beja (33ºC), Évora (32ºC), Castelo Branco (33ºC), Portalegre (30ºC), Bragança (29ºC), Braga e Vila Real (27ºC).

Em Lisboa e no Porto, as temperaturas serão mais baixas do que no dia anterior. Na capital, os termómetros não ultrapassarão os 25ºC, e no Porto, os 23ºC. Para Setúbal, onde se encontram algumas das praias mais procuradas pelos portugueses, previsãoem-se 28ºC.

Nos Açores, a precipitação passará para o Grupo Central. Nas ilhas restantes, o céu permanecerá nublado, com temperaturas entre 17ºC de mínima e 24ºC de máxima.

Na Madeira, as previsões são muito semelhantes às de sábado, mas um pouco mais frescas, com as temperaturas máximas não ultrapassando os 26ºC.