FC Famalicão «precavido» para o Chaves que vai enfrentar

Armando Evangelista espera dificuldades em Chaves diante de uma equipa que ainda luta pela manutenção na 1.ª liga. Por diminutas que sejam as hipóteses do Chaves, o treinador do FC Famalicão acredita que ninguém atira a toalha ao chão e que se o Famalicão não estiver «precavido, pode sentir mais dificuldades». Nem mesmo a vitória diante do Benfica, na última jornada, dá qualquer garantia de três pontos. «Se nos deixarmos embebedar pela vitória vamos passar mal», avisa.

Por isso, o técnico apelou, na conferência de antevisão ao jogo, que é preciso manter o foco na vitória. Aliás, Armando Evangelista garante que a forma como «encaramos os nossos adversários tem de ser sempre a mesma. Tem de haver sempre motivação, vontade de vencer e competitividade». Diz que se os jogadores entrarem em campo sem medo de perder «vamos ganhar mais vezes».

O Cádiz, castigado, não pode jogar, mas o técnico realça que o plantel tem outros jogadores motivados que dão garantia na frente de ataque. O avançado foi eleito o melhor jogador do mês de abril, pelo Sindicato dos Jogadores, algo que deixa Evangelista «satisfeito». O prémio é individual, mas realça que há um trabalho coletivo atrás que também «foi bem feito».

A partida entre flavienses e famalicenses é a penúltima jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para as 20h15.

Foto: FC Famalicão

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Alunos da Roménia estão na CIOR

Um grupo de alunos do Liceu Tecnológico de Eletrónica e Telecomunicações de Constança, Roménia, acompanhado por duas professoras, estão na CIOR até ao dia 26 de maio, no âmbito de uma parceria entre os dois estabelecimentos de ensino, que perdura há quase quinze anos.

Durante este período, que começou no dia 13 de maio, os alunos frequentam aulas do curso de Eletrónica, Automação e Comando, na escola profissional famalicense, e trocam experiências, projetos e metodologias de trabalho nesta área de formação. Paralelamente, têm um programa de visitas a empresas de referência do setor, instaladas no município e na região, a par de atividades culturais e recreativas.

«Esta é uma das parcerias que faz parte do nosso histórico, no quadro da relação da CIOR com as dezenas de instituições e organismos parceiros, espalhados por praticamente todos os países europeus», regista Paula Pereira, da direção da escola. Esta responsável justifica, ainda, que a CIOR, «com a sua oferta educativa e o seu projeto educativo, associados à forte dinâmica do tecido empresarial do Município, em termos de inovação e empreendedorismo, são as principais razões que mantêm esta parceria».

Ainda em termos de mobilidades no quadro do programa Erasmus+, desde o início deste mês e até ao final de junho, alunos do curso de Mecatrónica Automóvel e do curso de Eletrónica, Automação e Comando, estão em Espanha e em Malta, realizando a sua formação em contexto de trabalho/estágio em prestigiadas empresas do setor.

Na semana passada, os professores Nilza Jardim e David Silva, participaram, em Madrid, na 6ª sessão de encontro de parceiros de Espanha, Itália, Grécia, Turquia e Lituânia, no âmbito da ação KA2. A iniciativa é relativa ao projeto STEAM+E, no que se refere à importância desta plataforma digital na Escola, na promoção de uma abordagem inovadora, empreendedora e eficiente da aprendizagem, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências e novas abordagens ao processo educativo e formativo.

Famalicão: Alguns dos melhores damistas nacionais na Casa do Povo de Lousado

A Casa do Povo de Lousado organiza o 2º Open de Damas António Dâmaso “O eterno amigo”, no dia 25 de maio. A prova, uma referência nacional, faz parte das competições do circuito nacional da Federação Portuguesa de Damas, o que garante a presença dos melhores executantes portugueses.

A receção aos atletas começa às 13h00, iniciando-se o torneio, para 60 damistas, às 13h15. Seguem-se, sucessivamente, cinco sessões, até ser apurado o vencedor. No final, pelas 19h30, decorre a entrega de prémios e lembranças, seguindo-se o habitual jantar de confraternização.

Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, Junta de Freguesia de Lousado e de entidades privadas.

 

Famalicão: Jantar e fados em Oliveira S. Mateus

Como forma de angariar fundos para as Festas de Santa Ana deste ano, em Oliveira S. Mateus, a comissão de festas organiza, no dia 29 de maio, a partir das 20 horas, uma noite de fados.

Fernando Azevedo e Estela Júnior estarão acompanhados de Abílio Godinho (guitarra portuguesa) e Horácio Andrade (viola).

As reservas para este jantar e espetáculo de fado, que vai decorrer no Restaurante Carvalho I, podem ser feitas até ao dia 25 de maio, pelos tml 964 369 047 ou 915 770 449.

Famalicão: Academia ARJ de Vermoim vence campeonato de Light-Contact

A Academia Alex Ryu Jitsu de Vermoim sagrou-se campeã nacional de Light-Contact, competição que decorreu no pavilhão de Vizela. As academias de Famalicão e de Pousada de Saramagos completaram os restantes lugares do pódio.

Esta jornada de artes marciais, sob a égide da Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu, realizou-se, no passado sábado, com mais de 150 atletas de todos os escalões etários, masculinos e femininos, em representação das 24 academias de Alex Ryu Jitsu.

Os combates decorreram de forma intensa e emotiva, dentro do mais alto nível técnico. O público esteve à altura da prova, aplaudindo entusiasticamente todos os combates, com especial relevo para os trabalhos nos escalões mais jovens: bambis, infantis, iniciados e juvenis, cujas idades variam entre os 4 e 15 anos.

Ao longo da competição estiveram em disputa 62 títulos nacionais, nos vários escalões e categorias.

Nesta prova foram, ainda, disputados dois troféus nacionais de Alex Ryu Jitsu, na modalidade de K1 (potencia máxima), onde os atletas ARJ Bruno Monteiro e Miguel Leitão, ambos da academia de Cavalões, defrontaram Pedro Carrulo e Henrique Ribeiro, sendo estes do estilo marcial Muay Thai.

Destes combates saíram vitoriosos, com domínio expressivo, os atletas Alex Ryu Jitsu, Bruno Monteiro (categoria -67 Kg) e Miguel Leitão (-63 kg).

A homologação dos títulos e da prova foi feita pela Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu através de certificados, representada pelo Mestre Geral e Fundador do estilo Alex Ryu Jitsu, Mestre Alexandre Carvalho (10º Dan), que elogiou a organização, a cargo da academia de ARJ Vizela, liderada pelo instrutor Paulo Ribeiro, bem como felicitou todas as academias presentes pelo desempenho técnico, respeito e disciplina que implementaram no evento.

Famalicão: Active Running com vitórias no Lap 50 Ultra Trail

A A.D. Active Running participou, este domingo, na Lap 50 Ultra Trail Rotary Famalicão, com os vários atletas a correrem os 12, 21 e 50 km.

Na distância mais curta, conseguiu o terceiro lugar coletivo. Individualmente, realce para a vitória, em F40, de Marlene Azevedo, enquanto que Francisco Morais foi segundo em M40. Jorge Pereira foi terceiro em seniores e Joaquim Oliveira conseguiu igual resultado em M55.

Nos 50Km, Vítor Carneiro foi terceiro em M45. Marcelo Costa e Paulo Rebelo também marcaram presença nesta prova, nos 50 e 22 km, respetivamente.

Famalicão: José António Ramos é vice-campeão nacional sub-12

No Campeonato Nacional de Jovens na vertente semirrápidas, para os escalões sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal da Mealhada, a delegação do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis foi chefiada pelo Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira, e fez-se representar por 19 atletas, o que constituiu um recorde de participação numa competição nacional de jovens.

Na prova disputada no passado sábado, o CX A2D viu José António Ramos sagrar-se vice-campeão absoluto sub-12 ao alcançar 7 pontos em 8 jogos. No escalão sub-18, João Afonso lutou por um lugar no pódio absoluto até à penúltima sessão, mas não sendo feliz, ainda alcançou o 8.º lugar com 5 pontos em 8 possíveis.

Os resultados obtidos deram continuidade à aposta sistemática nos jovens que vêm obtendo bons resultados a médio e longo prazo, como estas competições o comprovam.