Famalicão: Jacinto Silva comemora hoje 100 anos

Este sábado, 27 de abril, foi dia de festa na freguesia de Bairro, em Vila Nova de Famalicão. Jacinto Pereira da Silva atingiu neste dia o centenário de vida.

O ‘Sr Jacinto’, como é carinhosamente tratado na freguesia, na vida ativa desempenhou funções de afinador, na Fábrica de Caniços. Agora, é acompanhado no seu dia-a-dia pela filha, com quem reside. A idade já vai pesando e criando alguns obstáculos na locomoção, no entanto, quem priva com o sénior destaca a sua lucidez.

Neste dia a festa fez-se em casa com a família e a presença especial do Presidente da Câmara e da Junta de Freguesia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Festa Missionária no Seminário de Antas

Os Missionários Combonianos de Antas organizam a festa missionária no dia 19 de maio, domingo, dia em que a Igreja celebra o Pentecostes.

De manhã encontro missionário e eucaristia; de tarde almoço/farnel e festa com ranchos folclóricos e outras músicas. Uma festa aberta a todos.

Segundo o programa, começa às 9h30, com o acolhimento; 10 horas, encontro missionário; 11h15, eucaristia; 12h30, farnel; 14 horas, início da animação; 16h30, sorteio; 16h45, oração missionária; 17 horas, despedida.

Famalicão: Mário Passos enaltece a importância da Europa para o crescimento do território

O Dia da Europa, que se assinalou esta quinta-feira, foi celebrado em Famalicão, nos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira da Europa ao som do “Hino à Alegria”, interpretado pela Orquestra de Sopros da ArtEduca, e pela inauguração da exposição itinerante “Expressa-te pela Europa”, onde se podem ler as mensagens, desejos e votos sobre a União Europeia, redigidos pelos Clubes Europeus das escolas do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, enalteceu o papel da União Europeia enquanto promotora do desenvolvimento e da coesão territorial e social dos estados-membros.

O autarca lembrou o quanto Portugal e Vila Nova de Famalicão têm crescido com a Europa, apontando alguns exemplos de investimentos promovidos pela autarquia com financiamento europeu, como é o caso da requalificação de centros de saúde e estabelecimentos escolares, da requalificação do centro urbano, do mercado municipal e do Teatro Narciso Ferreira, o projeto de valorização dos rios, entre outros.

Mário Passos enalteceu, de resto, a capacidade do território para captar fundos europeus. Recorde-se que só no último ciclo de programação europeia, o município famalicense captou de forma direta cerca de 40 milhões de euros concretizados em mais de 70 projetos. No que toca ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), até fevereiro deste ano, a autarquia, as empresas e as instituições do concelho de Vila Nova de Famalicão tinham já captado mais de 180 milhões de euros da bazuca europeia, num total de mais de 2600 projetos que envolvem mais de 2800 beneficiários e que representavam, na altura, 30% do investimento do PRR na sub-região do Ave.

Famalicão: Câmara Municipal aprova apoios de 300 mil para Juntas de Freguesia

Na última reunião de Câmara, o executivo aprovou um conjunto de apoios, no valor total de 300 mil euros, para algumas freguesias do concelho, a distribuir através de protocolos com as respetivas juntas.

A Junta de Freguesia de Bairro recebe quase 150 mil euros para a requalificação das piscinas do Parque António Sampaio; 12.300 euros para a freguesia de Fradelos, para a substituição da cobertura do edifício de apoio da antiga escola de Sapugal; para o Louro são 40.099 euros, para a pavimentação da rua João Alves de Sá e Travessa Clemente Lopes; à Junta de Requião 6.479 euros, para a requalificação do passeio na rua Camilo Castelo Branco; 42.679 euros para a União de Freguesias (UF) de Arnoso e Sezures, para a pavimentação da rua da Couta e Travessa Nova do Altinho, em Arnoso STª Maria; a UF de Esmeriz e Cabeçudos recebe 20.116 euros, para a instalação de um painel de azulejo na fachada da casa mortuária de Esmeriz; a UF de Ruivães e Novais tem um protocolo no valor de 8.370 euros para a construção de monumentos alusivos aos ex-combatentes; transfere para a UF de Seide 30.784 euros, para obras de alargamento, construção de baía de estacionamento e águas pluviais na rua do Ribeirinho (Seide S. Miguel).

Famalicão: Treinador Hugo Guimarães é campeão nacional sub-19 de futsal

Os sub-19 do SC Braga conseguiram o título nacional da 2.ª divisão de futsal e a consequente subida à 1.ª divisão. Para este feito dos bracarenses contribuiu Hugo Guimarães, treinador famalicense que faz parte da equipa técnica com Filipe Ferreira.

No clube desde a época passada, o famalicense fala da conquista «como o momento maior na minha carreira», num clube «onde a cultura de vitória está bem vincada». O título é, garante, «o cumprir de um sonho, feito de um enorme trabalho coletivo num clube que dá todas as condições para o desenvolvimento desportivo».

Com a garantia de que na próxima época vai continuar no projeto, Hugo Guimarães antecipa como meta futura ingressar num projeto desportivo na 2.ª divisão ou na Liga Placard. «São projetos futuros pelos quais vou continuar a trabalhar para um dia ser merecedor dos mesmos», disse.

Hugo Guimarães, de 46 anos, com o Nível 2 UEFA B, começou por jogar futebol no FC Famalicão, onde esteve até aos juvenis. Depois, ingressou no futsal, jogando no Mouquim Futsal, onde também chegou a treinador, nos juniores e seniores. Também representou o Ast Futsal de Santo Tirso, como jogador e treinador.

Foi nestas primeiras incursões como treinador que «nasceu em mim a paixão pelo treino, pela tática e pelo jogo» que agora vinca com o título nacional sub-19 da 2.ª divisão.

Famalicão: Candidaturas para a Jovem Orquestra terminam este domingo

Os interessados em participar na Jovem Orquestra de Famalicão (JOF) – jovens instrumentistas com formação pré-universitária residentes ou a estudar em Famalicão – podem candidatar-se até este domingo, 12 de maio.

As inscrições devem ser apresentadas online, através do preenchimento do formulário existente na página: www.famalicao.pt/jovemorquestrafamalicao.

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Estão disponíveis um máximo de 87 vagas, distribuídas por instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopro (flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e harpa), percussão e piano.

O estágio, com direção do maestro José Eduardo Gomes, inclui ensaios de orquestra e dois concertos no grande auditório do teatro municipal, nos dias 13 (21h30) e 14 de setembro (18h00).

Recorde-se que a Jovem Orquestra de Famalicão é uma iniciativa organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através da Casa das Artes. Trata-se de um projeto artístico que se realiza desde 2019 e que procura responder a características únicas do território, nomeadamente, a existência de um forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música.

As normas de participação e outras informações da JOF estão disponíveis no portal do Município em www.famalicao.pt/jovemorquestrafamalicao .

Famalicão: Atletas da Jing-She entre os dez melhores do Campeonato da Europa de Wushu

A Seleção Nacional ficou em 19.º no Campeonato da Europa de Wushu, em Estocolmo, que decorreu de 3 a 6 de maio, mas as atletas famalicenses da Jing-She – Lara Marques, Tomás Marques e Tomás Nunes – ficaram em posição de destaque, ao conquistarem três quartos lugares e cinco lugares no top ten.

«Os três atletas cumpriram com o desempenho a que se propuseram, gerindo com resiliência a pressão da prova, sendo que cada um competiu pela primeira vez num Europeu, no escalão etário em que se encontram atualmente. Este foi o primeiro Europeu de Wushu Moderno desde o início da pandemia, e é bom constatar que o nível de qualidade dos atletas europeus está a aumentar, sendo mais diversificado em termos de nacionalidades nos topos das classificações. Os nossos atletas estão de parabéns por todo o esforço, dedicação e espírito obstinado com que enfrentaram os desafios da preparação e da competição», afirmam os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego.

Cada um dos três atletas competiu em 3 provas de Wushu moderno. Lara Marques, 13 anos, participou nos juniores femininos 12-14 anos e alcançou o 4.º lugar na prova de Qiangshu (Lança), o 5.º lugar na prova de Jianshu (Espada) e o 9.º lugar na prova Changquan (Punho Longo).

Tomás Marques, 18 anos, competiu neste Europeu no escalão de juniores masculinos 15-18 anos, e conquistou dois 4.ºs lugares nas suas duas primeiras provas do campeonato – nas provas de Nanquan (Punhos do Sul da China) e de Nandao (Sabre do Sul da China). No seguimento da segunda prova, o atleta Tomás Marques lesionou-se no pé. Para preservar a saúde do atleta, e prevenir maiores complicações na sua condição, foi optado que ficasse fora de prova. Ainda assim, classificou-se, nas duas provas realizadas, apenas a 0,09 e a 0,10 pontos da medalha de bronze, 3.º lugar.

Tomás Nunes, 14 anos, competiu no escalão superior ao seu, nos juniores masculinos 15-18 anos, a par do atleta Tomás Marques. Na prova de Nanquan, classificou-se em 10.º lugar, alcançou o 9.º lugar na prova de Nandao e o 6.º lugar na prova de Nangun. Foi o atleta mais jovem nestas 3 provas, único com 14 anos, a competir com atletas com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

Os atletas encontram-se agora a preparar os nacionais, bem como o Mundial de Juniores, que decorrerá no final de setembro deste ano, na nação de Brunei, na Ilha do Bornéu, no sudeste asiático.