A escultura “Cantares de Coimbra”, da artista Dora Tracana, é composta por três figuras em tamanho natural, em bronze, um tocador da guitarra de Coimbra, um tocador de viola, e naturalmente o que representa a voz do Fado, foi inaugurada recentemente na rua Ferreira Borges na Baixa de Coimbra. “Desde o séc. XVI que o [...]

A escultura “Cantares de Coimbra”, da artista Dora Tracana, é composta por três figuras em tamanho natural, em bronze, um tocador da guitarra de Coimbra, um tocador de viola, e naturalmente o que representa a voz do Fado, foi inaugurada recentemente na rua Ferreira Borges na Baixa de Coimbra.
“Desde o séc. XVI que o cantar de estudantes nas ruas de Coimbra é fatualmente conhecido, onde o erudito e o popular se reviam e misturavam com frequência. As memórias do Fado de Rua vão-se perdendo nesta cidade dos poetas, invocadores do amor e da saudade”, refere em nota a autarquia da cidade dos estudantes.
Ver esta publicação no Instagram
“Entendemos necessário manter viva esta identidade, hoje marcada por episódios de atuação de tunas que, aqui e ali, vão tornando esta Cidade de Encantos”, refere.