Os presidentes das Câmaras Municipais de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique reuniram-se hoje com o presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para discutir as dificuldades e problemas críticos que o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Castro Verde enfrenta atualmente e que são previstos para os próximos meses.

Durante o encontro, que decorreu num espírito de colaboração e compromisso, os autarcas reforçaram a sua total disponibilidade para participar na criação de soluções. No entanto, foram firmes ao exigir respostas concretas e imediatas para resolver este problema de grande impacto no SUB de Castro Verde. O SUB enfrenta agora uma frequência de encerramentos que, segundo os autarcas, em apenas oito meses excede o número de encerramentos registado nos últimos oito anos.

Os presidentes de câmara enfatizaram ainda a necessidade de respostas específicas para as carências dos Centros de Saúde de Aljustrel e Mértola, que enfrentam desafios semelhantes no atendimento à população local.

Face à gravidade da situação, as Câmaras Municipais de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique apelam ao Ministério da Saúde para a definição urgente de soluções que garantam a continuidade dos cuidados de saúde e a proteção das comunidades destes concelhos. Para dar ênfase à urgência do assunto, os autarcas anunciaram que vão solicitar, ainda hoje, uma reunião de caráter de urgência com a Ministra da Saúde, esperando obter respostas concretas para resolver este problema e assegurar o bem-estar das populações do Campo Branco.