No âmbito do Dia Nacional das Acessibilidades, celebrado a 20 de outubro, a Associação Salvador lança um conjunto de atividades para escolas portuguesas ao longo do mês, visando sensibilizar os alunos para a importância da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência motora. A iniciativa, que já vai na sua sexta edição, inclui palestras, peddy papers e um livro de atividades, dirigidos a alunos de todos os níveis de ensino.

As Accessibility Talks são uma das atividades principais, dirigidas aos alunos do 7.º ao 12.º ano. Estas palestras gratuitas debatem como a falta de acessibilidades continua a ser um fator de exclusão social, exemplificando problemas como passadeiras mal rebaixadas, rampas inadequadas e casas de banho sem adaptações. As palestras terão lugar em Lisboa (24 e 25 de outubro) e no Porto (28 e 29 de outubro), mas também estarão disponíveis online, abrangendo escolas de todo o país.

Para os alunos mais jovens, do 5.º e 6.º ano, a Associação Salvador propõe o Peddy Paper “Ponha-se no Nosso Lugar”, onde os participantes são desafiados a avaliar a acessibilidade dos espaços escolares. Para os alunos do 1.º ciclo, o livro de atividades “Acessibilidades e Eu!” será utilizado nas aulas, permitindo que os professores discutam o tema de forma lúdica e educativa.

Segundo Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, a falta de acessibilidades “é um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência”, e estas iniciativas nas escolas são essenciais para mudar mentalidades e construir uma sociedade mais inclusiva. As inscrições para as atividades já estão abertas e são gratuitas.

As escolas interessadas podem inscrever-se através deste link .